O Ceará Está na Moda (CEM), maior feira de negócios de moda no Nordeste, entrou em seu segundo dia de programação nesta quarta-feira (24/04), com mais uma rodada de atividades promovidas pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), no intuito de fomentar a inovação e a capacitação no mercado cearense de confecções, tecidos, roupas e calçados. O evento é realizado pela instituição, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).
Nos stands da FIEC, além da exibição de soluções oferecidas pelo Centro de Inovação SESI, o Instituto SENAI de Tecnologia e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) Ceará para empresas e profissionais da moda, os visitantes puderam participar das oficinas “Tecendo a história: trama e entrelaçamento” e “Tendência e Ideação”, do SENAI Ceará. O IEL Ceará, por sua vez, proporcionou uma experiência no metaverso, em que os visitantes, utilizando óculos de realidade virtual, puderam acessar a plataforma Mundo IEL e conhecer as possibilidades que o ambiente agrega ao desenvolvimento das pessoas e das empresas.
Outro destaque da programação da FIEC foi a palestra do Observatório da Indústria sobre o panorama, os desafios e oportunidades para o mercado de moda no Ceará, apresentada no palco principal do Ceará Está na Moda. “A FIEC pontuou muito a área da inovação nesse segundo dia de programação, porque trabalhamos muito a ideia da indústria 4.0. Então, decidimos colocar isso na pauta de todas as nossas casas, com a palestra do Observatório da Indústria, mostrando os dados e as tendências da indústria da moda, e também nas nossas oficinas, que falam dos teares manuais, no início da cadeia têxtil, e vão até as inovações do mercado”, ressalta Paula Couto, Analista Administrativa do SENAI Ceará.
Mariana Biermann, Pesquisadora Especialista de Prospectiva e Cooperação Estratégica do Observatório da Indústria, explica que, para a apresentação no Ceará Está na Moda, a instituição procurou identificar demandas e problemáticas dos segmentos de moda no Ceará, trazendo perspectivas para o futuro do mercado, como a produção sustentável, diversidade e inclusão, e o marketing verde. “Aplicamos nossa metodologia de levantamento de tendências e buscamos cases que fossem associados a essas tendências no setor da moda. Nosso objetivo foi identificar o que o setor tem, que elementos ele precisa desenvolver e o que ele pode utilizar do que já foi feito em outros locais e adaptar para ser feito aqui”.
O Ceará Está na Moda (CEM) continua nesta quinta-feira (25), com exposições, rodadas de negócios, palestras, oficinas e outras atividades voltadas a fabricantes, compradores e clientes dos setores Têxtil, de Confecção e Vestuário. A programação completa está disponível no site: cearaestanamoda.com.br