Foi enviado para o Executivo Municipal, o Indicativo nº 1545/21, de autoria da vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), que autoriza a Prefeitura construir um galpão de triagem de resíduos sólidos para os profissionais catadores de materiais recicláveis do Grande Bom Jardim.
A proposta estabelece que o galpão deverá ser construído adequando o atual terreno utilizado pela Associação de Catadores de Material Reciclável do Grande Bom Jardim (Ascabonja), localizada na rua Maria de Jesus, 717, no Siqueira.
Em justificativa ao projeto, Adriana Nossa Cara ressalta que a iniciativa foi resultado da demanda da associação dos catadores. A vereador afirma que os profissionais precisam de melhores condições de trabalho para triagem de materiais.
“A associação necessita do amparo do Poder Público para que tenham o espaço para o trabalho de catação e triagem de materiais recicláveis sem que comprometam parte da renda proveniente desse trabalho, pois a ASCABONJA ainda está hoje em espaço alugado e isso tem comprometido a própria sobrevivência dos catadores”, disse.
A Associação de Catadores de Material Reciclável do Grande Bom Jardim foi fundada em 2014 e integra a Rede de Catadores de Material do Estado do Ceará. Possui 31 catadores regularizados e cadastrados no programa auxílio catador e ao todo possui 42 famílias associadas, com potencial de crescimento dado ao trabalho da associação em defesa da categoria.
Foto: Evilázio Bezerra