“Estamos passando por um momento de muito luto e a questão da saúde mental se tornou ainda mais urgente”, acentua o presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT), que integra também a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio do Legislativo, articuladora do serviço.
A inauguração será realizada de forma virtual com transmissão pela TV Assembleia, FM Assembleia e redes sociais da Casa. O Núcleo de Saúde Mental terá como foco o atendimento de servidores da AL e de comunidades vulneráveis que ficam no entorno da sede do Poder Legislativo.
A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, Rejane Sales, ressalta que o Poder Legislativo tem estado atento às questões da saúde mental e com a necessidade de acolhimento às pessoas, uma vez que, com a pandemia, as dificuldades, o mal estar, o sofrimento psíquico e a depressão têm aumentado.
Ela informa que o Núcleo já tem uma estrutura de atendimento equipada para o formato presencial, no entanto, neste momento, em decorrência do crescimento de casos de Covid-19, o serviço será virtual. A marcação será realizada pelo número (85) 3277-3771.
Rejane Sales aponta a importância dos servidores e comunidades do entorno aproveitarem o serviço do Núcleo, acessível para o desenvolvimento da saúde mental, do autoconhecimento e a prevenção.
Diversas outras ações estão no planejamento do Núcleo, como palestras, rodas de conversa temáticas e a construção de ferramentas para os gestores da AL.
FRENTE PARLAMENTAR
Instalada em 2019, a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate ao Suicídio conta ainda com os deputados Guilherme Landim (PDT), Renato Roseno (Psol), Romeu Aldigueri (PDT), Elmano de Freitas (PT), Jeová Mota (PDT), Érika Amorim (PSD), Leonardo Pinheiro (PP) e Fernando Santana (PT).
A Frente vem atuando, principalmente, na sensibilização da população para a saúde mental e para a importância da prevenção e procura por atendimento especializado.
Foram realizadas reuniões, audiências conjuntas, ações como panfletagens, participação em campanhas de comunicado para divulgação de canais de atendimento e propostas de parcerias com outras entidades atuantes na área.
O trabalho da Frente também resultou na aprovação de projetos de lei com foco na saúde mental de autoria conjunta dos parlamentares que compõem o grupo.
Entre os projetos está o nº 541/19 que institui o Selo Empresa Amiga da Saúde Mental no Ceará e o nº 587/19, que determina que os veículos de comunicação de órgãos públicos do Estado divulguem, em suas plataformas digitais, dicas e informes sobre cuidados com a saúde mental.