A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) celebrou os 25 anos de criação do Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae, durante sessão solene realizada na tarde da última sexta-feira (05/05).
Criado em 1996, com o objetivo de valorizar as empresas do ramo de hospedagem, alimentação e eventos, além de orientar e capacitar empreendedores e colaboradores em gestão e tecnologia, o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae é resultado de uma ação conjunta do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE) e do trade turístico estadual.
A solenidade aconteceu por iniciativa do deputado Sérgio Aguiar (PDT), subscrito pela deputada Marta Gonçalves (PL), que não pôde estar presente ao evento por questão de saúde.
Sérgio Aguiar ressaltou a reconhecida atuação do Sebrae e lembrou que isso é resultado de um trabalho que teve início ainda nos anos 1960. O parlamentar falou sobre o histórico da instituição, que tem como uma de suas missões promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas, além de atuar no fortalecimento do empreendedorismo, capacitação, inovação, programas de acesso ao crédito, entre outros.
Sobre o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae, o parlamentar enfatizou que a iniciativa “oferece uma consultoria gerencial e tecnológica de cunho motivacional que proporciona o desenvolvimento da cultura da qualidade nas empresas, orientando e reconhecendo os estabelecimentos que oferecem serviço de excelência e produtos de qualidade, além de identificar inconformidades dos processos produtivos e administrativos, indicando soluções”. Ele enalteceu ainda a importância dos empreendedores e declarou que eles são uma força capaz de mover o País.
Uma das homenageadas da solenidade, a gastróloga e empreendedora Francisca Irene Vicente de Oliveira Semente recebeu o selo na edição deste ano. Ela contou sobre a criação do restaurante que ela administra no Mercado São Sebastião e destacou que o trabalho do Sebrae ajuda a enfrentar os desafios da grande concorrência do setor. A empreendedora lembrou as mudanças impostas pela pandemia e as adaptações necessárias que foram orientadas pelo Sebrae, ajudando muitos pequenos empresários a manterem seus empreendimentos funcionando em meio à crise sanitária.
Também homenageado na solenidade, o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, explicou que o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae está há 25 anos buscando colaborar para melhorar a qualidade de produtos e serviços, certificando tanto restaurantes sofisticados quanto os empreendimentos populares.
Ele ressaltou o trabalho da equipe técnica do Sebrae, os consultores que atendem os empresários e o comitê gestor do prêmio. Joaquim Cartaxo sugeriu ainda que “se estabeleça uma luta sobre a prioridade do turismo na economia cearense. Com a força que ele tem na geração de emprego e renda, a cadeia produtiva que ele mobiliza, nós precisamos lutar para que ele seja prioridade”.
Durante a solenidade, também foram homenageados o empreendedor João Bosco Muniz Feitosa; a coordenadora do Núcleo de Turismo e Economia Criativa e Artesanato do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro; o odontólogo Érico Almeida Parente; o diretor técnico do Sebrae, Alci Porto; a economista Ivana Bezerra de Menezes Rangel e o articulador do escritório regional do Sebrae, Francisco Pedro Silva Neto.
Estiveram presentes à sessão solene o secretário de Trabalho do Ceará, Vladyson Viana; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Ceará, Cid Alves; o presidente da Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Fampec), Edvaldo Nunes, e a presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins no Estado do Ceará (Sindieventos-CE), Estela Pavam.