Criados em 2021, três órgãos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), potencializaram as iniciativas voltadas à responsabilidade social da Casa, impactando de forma importante na qualidade de vida de muitos cearenses: o Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) e Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi).
Essas açõessão retratadas em projeto especial multimídia produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Alece, por meio de uma parceria entre o núcleo de Projetos Especiais Revista Plenário Alece, Alece FM e Alece TV. Todo o material produzido está disponível no site da Alece.
A primeira-dama da Alece e líder do CRS, Cristiane Leitão, destaca que a criação e atuação dos órgãos faz parte de um esforço em torno do objetivo de que o Legislativo Cearense se tornasse um exemplo de parlamento aberto.
“É a Casa Legislativa olhando para os demais atores, para todas as pessoas que precisam da nossa Casa. O grande sucesso dessa gestão foi olharmos de maneira muito equilibrada para três aspectos: a gestão ambiental, a gestão de ações sociais e a gestão principalmente da governança”, avalia.
Cristiane Leitão lembra ainda que uma das primeiras ações do CRS foi a adesão ao pacto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.
“Então hoje a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará é signatária do pacto global. Isso nos dá muito orgulho e nos ajuda a entender como é importante trabalhar governança, educação de qualidade, saúde para todos, a questão do empreendedorismo social, questão da erradicação da pobreza e outras ações que contemplam os 17 Objetivos”, declara.