A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) levantou a sessão plenária desta terça-feira (15/10) pelo falecimento do ex-deputado estadual e advogado militar Francisco Austregésilo Rodrigues Lima. Na ocasião, foi prestado um minuto de silêncio no Plenário 13 de Maio, atendendo a solicitação do deputado Fernando Hugo (PSD).
Nascido em Quixeramobim, no dia 5 de abril de 1929, Austregésilo mudou-se posteriormente para Fortaleza, onde concluiu o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, Filosofia pela Faculdade Católica do Ceará e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Na carreira de docente, foi professor de Filosofia no Colégio Liceu do Ceará; de Psicologia Educacional do Instituto de Educação do Ceará; foi professor titular de Psicologia Geral e Aplicada na Faculdade de Filosofia do Ceará; secretário de Estado do Trabalho, Indústria e Comércio e secretário do Trabalho e Ação Social.
Foi procurador jurídico da Universidade Estadual do Ceará (Uece), chefe da Casa Militar do Governo do Estado, entre 1959 e 1961, ajudante de ordens do Governo do Estado, entre 1955 e 1958, e subchefe da Casa Militar do Governo do Estado, de 1958 a 1959. Assumiu como suplente o exercício parlamentar de deputado estadual nos anos de 1963 e 1966.