A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (14/08), a partir das 16h, sessão solene para conceder Título de Cidadão Cearense ao senhor Fabiano dos Santos Piúba. A cerimônia, solicitada pelo deputado Renato Roseno (Psol), acontecerá na Terra Indígena Lagoa da Encantada, pertencente à etnia Jenipapo-Kanindé, no município de Aquiraz.
Em sua justificativa, o parlamentar destaca a significativa contribuição de Fabiano Piúba para a ampliação e consolidação dos direitos culturais no Estado. Natural de Seridó, no Rio Grande do Norte, Piúba mudou-se para Fortaleza aos 16 anos. Como historiador, escritor e poeta, exerceu o cargo de secretário da Cultura do Ceará entre os anos de 2016 e 2022.
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Piúba ocupa atualmente a função de secretário de Formação, Livro e Leitura no Ministério da Cultura (MinC). No MinC, ele já foi diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (2009-2011 e 2014) e secretário substituto da Secretaria de Articulação Institucional (2008-2010), além de ter atuado como coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura em 2008.
Segundo o deputado Renato Roseno, Piúba entende que cada casa de um mestre da cultura é uma “escola orgânica” e um “museu orgânico”, moldados pela natureza ao longo do tempo, ou seja, são espaços culturais vivos. “A casa, o terreiro, a aldeia, o quintal, a oficina, o ateliê de todos os mestres da cultura e dos grupos de tradição esparramados pelo Brasil são espaços culturais”, ressalta.
Assinala ainda que a percepção do que se compreende por espaços culturais deve incorporar essas localidades que vivem e fomentam a cultura. Durante sua gestão na Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), Fabiano Piúba promoveu encontros com representantes dos povos indígenas Pitaguary, Anacê, Jenipapo-Kanindé, Tabajara, Potiguara, Gavião, Tremembé e Kanindé, além de instituições como a Associação para Desenvolvimento Local Coproduzido (Adelco), Vila das Artes e historiadores ligados aos museus indígenas do Ceará. Essas iniciativas tiveram como objetivo aproximar o Executivo das demandas desses povos, especialmente nas áreas de memória, festividades, literatura, artesanato, saberes tradicionais, tecnologia e medicina.
Em novembro de 2018, ainda durante sua gestão, a Secult promoveu o XII Encontro Mestres do Mundo, em Aquiraz (CE), evento do qual a Mestra da Cultura Indígena Cacique Pequena, natural daquele município, foi anfitriã. Mestra Pequena guiou os participantes em uma “caminhada nativa sob a flor do Jenipapo”, para a transmissão de saberes, junto ao seu povo Jenipapo-Kanindé.
Mais recentemente, em 2022, Piúba foi curador, juntamente com Ailton Krenak, do seminário “Desnaturada – Cultura & Natureza”. Durante o evento, houve a apresentação do Coral Nheengari Sambokar, composto por crianças indígenas da aldeia Jenipapo-Kanindé, seguida de um Toré com povos indígenas do Ceará, no Teatro Dragão do Mar.
“Reconhecendo sua trajetória e sensibilidade no avanço da política cultural cearense, esta Casa Legislativa aprovou a Lei nº. 18.478, de 19 de setembro de 2023, concedendo a Fabiano Piúba o Título de Cidadão Cearense”, frisou o deputado Renato Roseno.
O parlamentar acrescentou que, em respeito à profunda conexão de Fabiano Piúba com as causas indígenas, foi solicitado que a cerimônia ocorra na Terra Indígena Jenipapo-Kanindé. “Um território que constantemente nos ensina sobre cultura viva e ancestralidade, refletindo o compromisso do homenageado em diferentes momentos de sua jornada”, completou.