A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) está entre os 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições municipais deste ano. A preparação das sessões para o 1° turno por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE) tem início na próxima quarta-feira (02/10). Para viabilizar os procedimentos, a Primeira-Secretaria da Alece publicou portaria suspendendo, até sexta-feira (04/10), as atividades na Casa.
No domingo (06/10) de votação para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, a Alece sediará 12 seções, com 4.001 eleitores aptos, da Zona Eleitoral 080. A abertura aos cidadãos e cidadãs ocorre às 8h da manhã (horário de Brasília), com o encerramento do pleito às 17h.
Os eleitores e eleitoras devem se dirigir aos locais de votação munidos de um documento oficial com foto ou e-Título, caso tenha fotografia – o aplicativo funciona como uma versão digital do título de eleitor. É permitida ao eleitor a manifestação individual e silenciosa, assim como vestimentas e acessórios que expressem sua preferência, sendo proibido, em qualquer hipótese, aglomeração com caráter de propaganda e aliciamento do eleitorado.
Após a correta identificação, o eleitor será direcionado à urna eletrônica para a escolha para o cargo de vereador, digitando 5 números, em seguida para prefeito, teclando os dois dígitos do candidato. Caso sinta necessário, o votante poderá levar à cabine uma colinha em papel com os dados dos seus escolhidos. O porte de celular na cabine de votação é expressamente proibido.
Para checar as candidaturas da sua cidade, os cidadãos podem acessar o portal virtual do Tribunal Superior Eleitoral – na página também é possível verificar dados das campanhas políticas, como doadores, gastos e dívidas. Em Fortaleza, por exemplo, são 09 candidatos a prefeito e a vice-prefeito e 771 registros de vereadores na disputa.