Idealizada como um espaço público de receptividade pela população da Vila Manuel Sátiro, a Lagoa do Mondubim é um lugar vivo, pulsante, utilizado para a prática de esporte e lazer para crianças, jovens e adultos que moram no seu entorno. Abraçado pelos moradores da região, o local retrata o passado e o presente da comunidade.
Reconhecendo o papel do espaço para a população, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta sexta-feira, 16, o projeto de indicação nº 540/2021, de autoria do vereador Antônio Henrique (PDT), sugere à Prefeitura de Fortaleza a implantação de uma estação para atividades aquáticas na Lagoa do Mondubim, que incluem o pedalinho, caiaque e stand up paddle (surf com remo). A proposta tem como objetivo incentivar novos formatos de lazer e esporte no local.
“Próximo da Lagoa do Mondubim, nós temos um grande equipamento (Cuca), e eu apresentei esse projeto pensando numa integração entre os espaços de lazer e a prática de esportes, que podem ser desenvolvidos na lagoa. A Lagoa do Mondubim será um novo cartão-postal de Fortaleza e vai se tornar um local de passeio e lazer para muitas famílias” declarou o parlamentar.
Apoio dos parlamentares
A vereadora Tia Francisca (PL), também moradora do bairro, fez um discurso afetivo sobre a Lagoa. “Gostaria de lhe parabenizar por essa preocupação com a lagoa do Mondubim. Estive lá e vi o jardim, é realmente um encanto e o povo tem um carinho por aquele local. Aquela lagoa tem muita história na minha vida. Eu acho lindo sua defesa por este lugar, pois é lá onde nossas crianças podem brincar, as pessoas podem fazer caminhadas, idosos levam seus cachorrinhos. A nossa lagoa traz vida pra gente, é um pedacinho de céu e vai ser um encanto para todos nós”.
Comprometido com as causas ambientais no parlamento municipal, o vereador Gabriel Aguiar (PSOL) ressaltou a importância de requalificar os espaços públicos e fortalecer os laços com as comunidades. “Para potencializar tudo que está sendo dito, todas essas iniciativas como o pedalinho, o caiaque, a recreação, o banho de lagoa, a gente precisa olhar com muito carinho e dedicação para o investimento de despoluição das lagoas, para a recuperação da mata auxiliar que circunda as lagoas para que elas se tornem lagoas vivas e que possam interagir com a população de novo. Precisamos ter um olhar sensível a ecologia das lagoas”, evidenciou.
Trâmite
O projeto aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza segue agora para o Executivo. Por se tratar de um indicativo, o prefeito José Sarto deve encaminhar mensagem à Casa do Povo para a implantação do projeto.
Foto: Érika Fonseca