Representada por seu presidente Júnior Castro e equipe, a Aprece iniciou, na manhã desta quarta-feira (8), uma série de visitas institucionais para discutir ações estratégicas em favor dos municípios cearenses nas mais diversas áreas. A primeira reunião foi com a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana. Acompanhada pelo secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da pasta, Sandro Camilo; a secretária recebeu um ofício da Aprece, contendo várias sugestões e solicitações para o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) nos municípios cearenses.
O encontro contou também com a participação da secretária executiva da entidade, Jenine Macedo; do analista em Assistência Social da Aprece, Arimateia Oliveira, e da coordenadora técnica da associação, Rafaelle Saraiva. Além de discutir propostas, a reunião teve como foco apresentar a entidade municipalista cearense como colaboradora e propulsora das ações da Secretaria para o desenvolvimento dos municípios e da população do Ceará. “Estamos aqui na SPS para somar, colocar a Aprece à disposição para ser interlocutora e articuladora junto aos municípios para garantir a efetividade das ações desenvolvidas,” adiantou o presidente Júnior Castro.
Durante a reunião foram discutidas prioridades de atuação em áreas como o combate à insegurança alimentar no Estado. A secretária reforçou a importância da participação efetiva da Aprece no trabalho de planejamento e operacionalização do Programa de Combate à Fome, que será lançado em breve pelo Governo do Estado. “O Estado não pode realizar suas ações sem os municípios. Aqui na SPS temos sempre primado pelo fortalecimento dessa parceria e, para isso, a atuação da Aprece é fundamental”, afirmou Onélia Santana.