Últimas Notícias


Aprece e SDA realizam reunião de esclarecimento sobre a metodologia do Garantia Safra
Home Últimas Notícias Aprece e SDA realizam reunião de esclarecimento sobre a metodologia do Garantia Safra

A Aprece e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) realizaram, na manhã desta segunda-feira (28), uma reunião esclarecimento sobre a Metodologia do Garantia Safra. A iniciativa, realizada na sede da associação municipalista, reuniu gestores e equipes técnicas municipais da área, além de alguns prefeitos.

A abertura do encontro contou com as presenças do presidente da Aprece, Joacy Júnior; do secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto; do coordenador estadual do Programa Garantia Safra, Arimateia Gonçalves; e do analista em Desenvolvimento Rural da Aprece, Daniel Aguiar. Além de dezenas de secretários e secretárias municipais, a reunião contou com a presença dos prefeitos de Tarrafas e Choró, respectivamente Eronildes dos Santos e Paulo Saraiva.

Em sua fala, o presidente da Aprece ressaltou a importância desse momento, dedicado a dialogar sobre os critérios técnicos adotados pelo Garantia Safra; disponibilizar orientações sobre o processo de revisão dos dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); bem como apoio técnico aos municípios para o correto preenchimento de informações e apresentação das contestações. Ele ressaltou a importância da parceria da SDA nesse momento de articulação para garantir que todos os agricultores familiares dos municípios com efetiva perda de safra possam ser de fato beneficiado.

Elogiando a iniciativa da Aprece, o secretário Marcos Jacinto parabenizou a entidade pela mobilização dos municípios que se sentiram prejudicados pela portaria divulgada pelo MDA sobre os beneficiários do Garantia Safra. Ele informou que, em reunião com o ministro Paulo Teixeira, ficou acertada a possibilidade de envio de solicitações de reavaliação e de nova análise para a eventual publicação de uma nova portaria. “Além disso, dialogamos sobre a necessidade de reavaliar, repensar e qualificar os critérios do Programa, uma vez que, pelo menos três dos quatro atualmente adotados não refletem de fato a realidade em cada municípios”, informou Jacinto, afirmando que o ministro solicitou que o Ceará apresentasse uma proposta de novos critérios e metodologia, sinalizando que isso poderá servir de base para eventuais alterações no Garantia Safra, no futuro, uma vez que os critérios atualmente estabelecidos não poderão ser mudados imediatamente, cabendo apenas as reavaliações, mediante solicitações oficiais e documentação comprobatória.

Compartilhe:
Veja Mais