Passado o primeiro turno das Eleições Municipais 2024, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) convocou os membros da diretoria e representantes do Conselho Político para retomada de atuação do movimento municipalista. O debate, realizado na manhã desta quarta-feira, 9 de outubro, em Brasília, contou com a presença dos representantes regionais, entre os quais, o vice-presidente da Aprece, Joacy Júnior.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, abriu a manhã de reuniões destacando que, além das pautas prioritárias junto ao Congresso Nacional, os membros da diretoria deveriam alinhar alguns pontos sobre os eventos Novos Gestores para que as datas não coincidissem com os eventos que devem ser realizados pelas entidades estaduais. “Essa reunião é nosso primeiro contato pós eleições municipais. A nossa pauta é muito extensa, e temos de agora harmonizar o movimento para que nossos eventos sejam uma oportunidade para os novos prefeitos”, disse. No Ceará, o Seminário Aprece Novos Gestores 2025 acontecerá nos dias 28 e 29 de janeiro, no Centro de Eventos.
Um panorama sobre os resultados das Eleições Municipais foi apresentado pelo presidente da CNM, que destacou dados como o número de prefeitos que foram reeleitos. “Ainda teremos o segundo turno, mas, até agora, dos 3.006 prefeitos que se candidataram à reeleição, 81% (2.444) foram reeleitos. São também 3.027 novos prefeitos que precisam do nosso apoio para que já ingressem no movimento municipalista conhecendo nossa causa. Nós esperamos receber cerca de 2,5 mil deles aqui na nossa sede em novembro”, destacou.