Na última semana, a Aprece cumpriu uma extensa agenda de eventos no interior do estado. Representada por seu diretor de Relações Institucionais, Expedito Nascimento, a entidade se fez presente em encontros e seminários nos municípios de Iguatu, Quixeramobim, Crateús, Tauá e Milhã. Em nome do presidente da Aprece, Júnior Castro, Expedito tratou de temas como Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa; participação do estado no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba; ações de combate ao fogo em território cearense; e políticas públicas para a bovinocultura de leite.
Em Iguatu, Quixeramobim e Tauá, a Aprece participou de audiências públicas realizadas pela Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará para discutir sobre a divulgação do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa. O Programa teve início no Ceará em março de 2003. Em 2014, após sorologia, que constatou a ausência da circulação do vírus da febre aftosa no Estado, que hoje galga o status de livre de febre aftosa com vacinação. “Parabenizamos o parlamento cearense, na pessoa do deputado De Assis Diniz, pela iniciativa de levar o debate desse tema para todo o interior do estado. É fundamental multiplicar informações sobre o combate à Aftosa, para unirmos forças para conquistar o objetivo de chegarmos a ser zona livre da doença”, afirmou Expedito Nascimento, ressaltando o engajamento e compromisso da Aprece nessa área.
Também em Quixeramobim, o diretor de Relações Institucionais participou do Seminário “Fogo no Ceará: Desafios e Perspectivas”, realizado pelo Ibama/CE, com o objetivo de fomentar o diálogo entre as instituições que atuam na temática do fogo e a sociedade, numa perspectiva de discutir estratégias de implementação de políticas públicas que contemplem a sua complexidade no âmbito dos biomas nos quais o Ceará está inserido.
Já em Crateús, Expedito Nascimento se fez presente na plenária do Ceará para eleição dos membros que irão compor o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. O estado contará com oito representantes com seus referidos suplentes, sendo dois representando o poder público estadual. Na oportunidade, foram escolhidas seis das oito vagas, representando os setores de usuários abastecimento humano, indústria, mineração e irrigação agropecuária, poder público municipal, entidade ensino superior e organização não-governamental. Na ocasião, o representante da Aprece reforçou todo apoio às prefeituras participantes do Comitê.
Em Milhã, a participação foi na 1ª Rodada de Negócios da Bovinocultura de Leite, realizada pela Faec no Parque Manoel Zionor Pinheiro Landim, onde Expedito Nascimento teve oportunidade de se aprofundar, em nome da Aprece, sobre políticas pública para a bovinocultura de leite e realizar visita à Exposição.