
Representando o presidente da Aprece, Joacy Júnior, o analista de Meio Ambiente da entidade, Daniel Aguiar, participou, nesta sexta-feira (4), de visita técnica ao Aterro Sanitário Metropolitano Oeste da Caucaia (ASMOC II).
A visita foi articulada pelo superintendente do Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos da Metropolitana B (CMRSU-RMB), Elano Damasceno e pelo conselheiro da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor), Albert Gradvohl. A iniciativa teve como objetivo apresentar uma solução para o destino correto dos resíduos sólidos urbanos dos sete municípios pertencentes ao CMRSU-RMB: Chorozinho, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Ocara e Pacajus e, assim, acabar com os lixões dessas cidades.
Daniel Aguiar enfatizou a importância da visita, afirmando que ela não só apresentou uma possível solução para a disposição final dos RSU, como também um modelo a ser perseguido, de gestão e eficiência ambiental e financeira.
O ASMOC II está em sua segunda etapa, visto que o ASMOC I encerrou suas atividades em 2021 com uma área de aterro de 123 hectares. O ASMOC II recebe cerca de 180 mil toneladas de RSU/dia, beneficiando uma população de cerca de 3 milhões de habitantes. “Mais que um aterro, é uma central de tratamento e transformação dos Resíduos sólidos Urbanos (RSU) pois, tem o tratamento do gás metano oriundo do aterro e que após a transformação em biogás é injetado diretamente na rede da CEGÁS”, afirmou o analista da Aprece.
Atualmente, o gás natural distribuído pela CEGÁS cerca de 15% vem do ASMOC II. Também faz a transformação de parte dos resíduos orgânicos, através da técnica da compostagem, em adubos orgânicos que são usados no viveiro e horta da empresa. Além disso, o chorume (líquido contaminante que escorre da decomposição da matéria orgânica) é tratado e transformado em água pura livre de sais e utilizada na irrigação e lavagem dos caminhões da empresa.
Os visitantes foram recepcionados pelo superintendente Comercial da Marquise, Humberto Halliday; pela superintendente da empresa Gás Natural Renovável (GNR), Suzana Marinho; pelo superintendente operacional da EcoFor, João Jaime Sombra; e pelo gerente operacional da EcoFor, Gleidson Amorim. Participaram da reunião, a prefeita de Guaiuba e Presidente do CMRSU-RMB, Izabella Fernandes; o prefeito de Ocara, Dr. Leonildo; a prefeita de Chorozinho, Célia Marinho; e o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; além de secretários e técnicos municipais.