![](https://www.programadorubao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-4.png)
A Aprece participou, na última terça-feira (4), por meio de seu analista de Meio Ambiente, Daniel Aguiar Camurça, de uma reunião na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE Ceará) para discutir sobre a Política de Saneamento Básico, mais precisamente a gestão dos resíduos sólidos com ênfase nos aterros das regiões metropolitanas de Fortaleza, Sobral e Cariri. Participaram do encontro os auditores de controle externo do Tribunal, Wanda Murta e Almir Silva; o diretor de Fiscalização de Obras, Serviços de Engenharia e Meio Ambiente do TCE, Gustavo Pinheiro; além dos Promotores de Justiça do Ministério Público do Ceará (MPCE), Thiago Marques e Fábio Ottoni.
O representante da Aprece ressaltou, na ocasião, a importância dos consórcios públicos de resíduos como mecanismos fundamentais na implantação da Política de Saneamento Básico. Salientou, ainda, a relevância do trabalho realizado pela Aprece na sensibilização dos gestores municipais para as políticas de pré-aterro. Daniel Camurça também ressaltou o empenho do Presidente da Aprece, Joacy Junior, na tratativa desse tema junto a diversos órgãos parceiros para a efetiva resolução das questões ligadas à gestão dos Resíduos Sólidos Urbano (RSU).
Em março de 2025, Joacy Junior e Daniel Camurça viajarão para Santa Catarina para conhecer uma empresa de processamento de resíduos sólidos que transforma os RSU em energia e outros produtos econômicos. Após a viagem, a Aprece, juntamente com o TCE Ceará e o MPCE, fará uma reunião para apresentar aos presidentes e superintendentes de Consórcios de Resíduos Sólidos os resultados dessa tecnologia, no intuito de colaborar efetivamente com o fim dos lixões no Ceará.