O plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de indicação da deputada estadual Gabriella Aguiar que prevê a distribuição de fitinhas de proteção para crianças e adolescentes. Essas fitinhas, seriam distribuídas em escolas públicas e privadas, e trazem esclarecimentos para que as possíveis vítimas de violência sexual saibam como procederem e denunciarem, como o Disque 100.
“As crianças e adolescentes precisam saber a quem pedir ajuda. A dor da violência sexual deixa marcas para toda a vida e cada um de nós tem de levar a todos os lugares a prevenção”, justifica a deputada.
Ela destaca ainda o interesse em fortalecer o sistema de garantias de direitos da infância e adolescência, mapeando os casos de violência sexual, sensibilizando a sociedade sobre esse tipo de crime. “A ideia é conscientizar as vítimas para que elas entendam melhor sobre o crime e sintam mais confortáveis para contar aos pais, responsáveis e professores sobre o abuso, de modo que medidas possam ser tomadas pelas autoridades”, conclui Gabriella.