O parlamentar ressalta que a Articulação Semiárido Brasileiro é uma rede que defende, propaga e executa, através de políticas públicas, projetos de convivência com o semiárido. “É formada por mais de três mil organizações da sociedade civil: sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, organizações não-governamentais, organizações sociais, entre outros”, observa.
Moisés Braz explica que a rede conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o semiárido, defendendo os direitos dos povos e comunidades da região. As entidades que integram a ASA estão organizadas em fóruns e redes nos 10 estados que compõem o semiárido brasileiro (CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, PI, MA e MG). “A missão é fortalecer a sociedade na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o semiárido, referenciados em valores culturais e de justiça social”, acrescenta.
O deputado ressalta a relevância de “se reconhecer o trabalho realizado por esta instituição do desenvolvimento rural, sustentável e solidário.”
Serão agraciados com a homenagem, o Centro de Pesquisa e Assessoria Esplar, Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), Comissão Pastoral da Terra (CPT/CE), Associação Cristã de Base (ACB), Instituto Antonio Conselheiro de Apoio, Assessoria e Pesquisa para o Desenvolvimento Humano (IAC), Escola de Formação Política e Cidadania (Espaf), Cáritas Brasileira Regional Ceará, Federação do Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e o Instituto Elo Amigo, além de oito agricultores.