Nesta terça-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Romeu Aldigueri (PDT), anunciou durante sessão plenária que será votado um projeto de lei que reconhece o tradicional Pão de Coco como patrimônio cultural do Estado do Ceará. A proposta é de autoria de Aldigueri e conta com o apoio de diversos parlamentares.
“Estamos aqui na Assembleia com o deputado Assis Diniz, vários colegas, o presidente do Sindpan, Alex Martins, e o deputado Fernando Hugo. Vamos votar hoje esse projeto que valoriza uma iguaria tão presente na mesa do cearense”, afirmou o presidente.
Segundo Alex Martins, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação do Ceará (Sindpan), o Pão de Coco tem raízes históricas que remontam à junção da cultura indígena com a portuguesa, tornando-se símbolo da identidade alimentar do povo cearense. “É uma iguaria típica, parte da cultura do cearense, consumida não só na Semana Santa, mas durante o ano inteiro”, destacou.
Além do valor cultural e afetivo, o projeto também ressalta a importância econômica da cadeia produtiva do coco no Ceará, que gera emprego, renda e exportações. “O coco é um produto nosso, que movimenta a economia e está presente em diversos subprodutos”, pontuou Aldigueri.