O Governo do Ceará inaugurou, na última quarta-feira (19), as bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) nas regiões do Cariri e do Centro Sul. As ações foram presididas pelo diretor-geral do Samu no Ceará, coronel Vasconcelos, e tiveram a participação de lideranças locais.
A base do município de Lavras da Mangabeira foi entregue juntamente com uma ambulância e a do município de Icó recebeu duas unidades. “Hoje nós estamos inaugurando a quarta e a quinta bases do Samu em 2020. Com a inauguração de Icó, nós estamos entregando 70 bases. Basta ligar para o telefone 192, que a partir daí, toda a estrutura estará à disposição. A gente espera que até o final de março nós tenhamos 199 ambulâncias, dois helicópteros e duas motos para o povo do Ceará”, disse coronel Vasconcelos.
Na implantação do Samu Ceará 192, o Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde, responde pela operacionalização do serviço, desde o treinamento dos profissionais, passando pelo pagamento dos salários até a gestão do serviço. O Ministério da Saúde participa com a liberação das ambulâncias e os municípios cedem o prédio ou instalações para o funcionamento do Samu Ceará 192.
“Hoje é um dia importante e festivo para a saúde, com o apoio do Governo do Estado”, pontuou o prefeito de Lavras da Mangabeira, Ildsser Alencar Lopes. “Estamos entregando um dos equipamentos mais importantes para a nossa cidade, que é o Samu. Um sonho antigo, uma reivindicação justa da nossa população”, comentou a prefeita Laís Nunes, do Icó. Para o morador de Lavras, Francisco de Assis Lucena, “esse projeto do Samu está sendo muito bem aceito pela população, é muito bom”, afirmou.