Últimas Notícias
Câmara municipal de Fortaleza aprova criação do Aluguel Social Maria da Penha
Home Últimas Notícias Câmara municipal de Fortaleza aprova criação do Aluguel Social Maria da Penha

 

Aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de lei ordinária nº 447/2021, de autoria do Executivo, dispõe sobre a instituição do Aluguel Social Maria da Penha às mulheres vítimas de violência. A matéria foi votada nesta quinta-feira, 5, em discussão única, e retornou em sessão extraordinária para apreciação em Redação Final.

O Aluguel Social concede um valor de R$ 420,00 para mulheres fortalezenses que comprovem estar sob efeitos legais de quaisquer um dos dois tipos de medidas protetivas de urgência da Lei Federal nº 11.340; estar em situação de vulnerabilidade e de violência inclusive com a necessidade de abandono do lar devido ao iminente risco à vida, demonstrando que a mulher assistida não possua outro imóvel ou não tenha como se responsabilizar pela despesa com moradia; ser encaminhada por equipamento de proteção à mulher como Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde e a Casa Abrigo Margarida Alves.

A prioridade para a concessão do aluguel social segue para mulheres em situação de vulnerabilidade que possuam filhos menores de idade ou com deficiência. Vale frisar que o benefício será concedido por 12 meses, podendo ser renovado por até dois períodos iguais, desde que comprovado a constatação dos critérios exigidos. O valor será atualizado anualmente pelo IPCA.

A suspensão imediata do benefício acontece no caso do retorno da mulher ao convívio do agressor e seja cessado as garantias das medidas protetivas de urgência. A medida tem como base a intenção de diminuir os efeitos biopsicossociais sobre a vida das mulheres, com ou sem dependentes decorrentes da mudança de rotina e de domicílio.

Foto: Érika Fonseca

Compartilhe:
Veja Mais