Últimas Notícias
Câmara Municipal de Fortaleza aprova projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021
Home Últimas Notícias Câmara Municipal de Fortaleza aprova projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021

 

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou em sessão extraordinária virtual na última  quarta-feira, 15, o projeto de lei ordinária nº 115/20, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021. O projeto, de autoria do prefeito Roberto Cláudio (PDT), recebeu oito emendas parlamentares — uma de autoria do vereador Renan Colares (PDT) e sete de autoria do vereador Sargento Reginauro (Pros) — e foi votado em primeira e segunda discussão.

A matéria da Prefeitura foi apresentada à Câmara em 14 de abril deste ano e, desde então, vinha sendo discutida em sessões plenárias e em reuniões das comissões de Constituição, Justiça e Legislação Participativa e de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública.

Inicialmente, o projeto de lei havia recebido 34 emendas parlamentares. No entanto, na última terça-feira, 14, após entendimento entre os autores e relatores das propostas em reunião conjunta de comissão, avançaram para a etapa final somente as emendas 01, 05, 07, 13, 23, 29, 30 e 31. Textos que aperfeiçoam o projeto tratando, por exemplo, de transparência fiscal, otimização de mecanismos de controle fiscal, padronização de demonstrativos fiscais e garantia de acessibilidade de pessoas com deficiência aos documentos que tratam da LDO.

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) ressaltou a importância do projeto de lei 115/2020 para estabelecer os fundamentos da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021 e reforçou sua preocupação em assegurar que a educação seja área prioritária no Governo.

O vereador Sargento Reginauro (Pros), por sua vez, autor da maioria das emendas ao projeto, destacou o diálogo que houve entre parlamentares da oposição e da liderança do Governo para chegar ao consenso das emendas aprovadas. “A função desse trabalho é contribuir com o texto e fazer com que ele avance”, disse.

Lei de Diretrizes Orçamentárias

No projeto enviado à Câmara Municipal, a Prefeitura de Fortaleza coloca como “grandes prioridades para 2021” ações articuladas entre si e que tratam, por exemplo:

  1. Dos três níveis de atenção à saúde, da promoção do desenvolvimento integral da primeira infância e da prática de atividades para a formação de hábitos saudáveis, prioritariamente em bairros com baixo IDH (areninhas, academias ao ar livre, núcleos de esporte e lazer etc.);
  2. Da ampliação do acesso e da melhoria da qualidade da educação integrada, bem como do aperfeiçoamento dos serviços e dos profissionais com vistas ao fomento e fortalecimento cultural e desenvolvimento de soluções inovadoras e de tecnologia direcionadas à eficiência de gestão (CEIs Infantil, Escolas de Tempo Integral, creches, eventos em diversos espaços públicos e plataformas para ofertar serviços de modo inovador);
  3. Da elevação dos patamares de mobilidade e acessibilidade ofertados aos cidadãos (Bicicletar, ciclovias, ciclofaixas, veículos com combustíveis alternativos) e da melhoria da infraestrutura voltada ao transporte público municipal (trinário, binários, miniterminais);
  4. Do planejamento e da execução de ações articuladas para manter o meio ambiente seguro, sadio e equilibrado e da contribuição para melhorias do saneamento básico, especialmente em áreas vulneráveis (parques e lagoas reurbanizados e orla requalificada).
Compartilhe:
Veja Mais