A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, na última quarta-feira (20), para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao Sr. Mário Henrique Alves de Queirós, Presidente do Grupo Empresarial Pague Menos. A comenda é oriunda do requerimento 2533/2021 de autoria do vereador Pedro França (CIDADANIA), aprovado por unanimidade pelo plenário dessa casa. A solenidade foi presidida pelo primeiro vice-presidente da CMFor, vereador Adail Júnior (PDT), no ato representando o presidente da Câmara, Antônio Henrique.
A mesa solene foi composta pelas seguintes autoridades: o vice-prefeito de Fortaleza e presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista; secretária estadual da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França; fundador do Grupo Pague Menos, Deusmar Queirós e o vereador Pedro França
O vereador Pedro França fez sua saudação ao homenageado e aos presentes. “Hoje estamos reunidos para a entrega da maior comenda de Fortaleza ao sr. Mário Queirós. A medalha premia o mérito cívico, e Mário, como presidente do Grupo Pague Menos, é responsável pela geração de muitos empregos em todo Brasil. Além de todos os méritos, cito os valores que ele tem que são o amor a família e ao trabalho. Não poderíamos falar da Pague Menos sem falar de Deusmar Queiros, que criou um império, mas seu maior legado são seus quatro filhos. Parabéns pelos 20 mil empregos gerados, 7 mil só em Fortaleza. Essa empresa vem mudando a vida de muitas pessoas. É difícil para nós mensurarmos o tamanho da luta para atingir o atual patamar, mas Mário e seus irmãos conhecem bem essa luta, pois vivem o dia a dia da empresa desde os 10 anos. Destaco aqui minha alegria de prestar hoje essa homenagem ao sr Mário Queiroz, mas essa homenagem se estende a toda família,” afirmou.
Após o recebimento da medalha, o homenageado, Mário Queirós, fez seus agradecimentos. “Para mil é um dia de muita felicidade receber essa prestigiosa comenda. O vereador Pedro França é o segundo vereador mais jovem da Câmara que luta para mudar a realidade dos que mais precisam, neto de Socorro França, tem em seu sangue essa missão de servir o próximo e de fazer mais pelo Ceará. Meus parabéns! Também tenho o privilégio trabalhar para ajudar as pessoas. Todos nós almejamos uma cidade e estado mais justo, igualitário, com saúde. Tive a honra de vir essa casa anteriormente para a entrega da mesma medalha ao homem que é um líder visionário e meu exemplo de vida, Deusmar Queiroz. Ele e a minha mãe, Auricélia, devo os princípios éticos. Se estou a frente de uma empresa sustentável é porque desde menino tive em quem me inspirar. Outro exemplo para mim é minha esposa Vanessa, professora, que tem sido minha conselheira por tantos anos e meus filhos Pedro Henrique, Natália e Deusmar Neto. Esse mesmo amor pela família levamos para a Pague Menos e o respeito as pessoas”, afirmou.
O homenageado afirmou que as transformações realizadas no Grupo Pague Menos não são restritas somente a área farmacêutica, mas na saúde em geral. “Somos gente que cuida de gente. Trabalhamos por uma saúde mais acessível. Sambem trabalhamos pela inclusão, pois 59% do nosso quadro de funcionários são de mulheres, que estão em 60% dos cargos de direção e 20% dos nossos funcionários representam as minorias. Mais que inclusão, geramos riquezas, são mais de 20 mil famílias beneficiadas. Quanto mais crescemos mais brasileiros são beneficiados. Temos trabalhado pelo acesso à saúde para as pessoas de baixa renda. E isso é possível sendo mais que uma farmácia, somos um Hub de Saúde, criamos clínicas de baixo custo. No Ceará temos 148 clínicas. Nosso espírito visionário lá atrás nos colocou na vanguarda de combate a pandemia. Fomos a primeira farmácia a disponibilizar teste de Covid e nos colocamos a disposição das prefeituras”, ressaltou.
Disse ainda que no Ceará, a terra da Luz, o Grupo mantém o cérebro da companhia. Ser cearense é o diferencial. Somente em Fortaleza temos 122 lojas e mais de 7 mil empregos. “Temos o Centro de Distribuição para mais de 500 lojas no Nordeste. Somos uma empresa que está no futuro, e mesmo na pandemia lançamos a Universidade Corporativa da Pague Menos, que futuramente será aberta à população. Meu profundo agradecimento aos meus parentes e amigos presentes. Mas que uma honraria essa Medalha é reconhecimento de que estamos no caminho certo. Novas conquistas virão”, concluiu..
Perfil
Mario Henrique Alves de Queirós, aos 38 anos, assumiu a presidência do Grupo Empresarial Farmácias Pague Menos, em janeiro de 2016, aos 38 anos, como parte da reestruturação iniciada com a compra de 17% da participação da rede pelo fundo norte-americano General Atlantic. Por sua expertise em lidar com o mercado, seus participantes e órgãos reguladores, impulsionou a companhia no processo de IPO, concretizado em setembro de 2020. Lidera o crescimento orgânico com a aquisição da Extrafarma tornou a Pague Menos a segunda maior rede de farmácias do Brasil
Com estilo mais analítico, sua gestão foca em resultados por meio de indicadores e métricas, restruturação e reforço na alta gestão, parcerias estratégicas e da continuidade ao agressivo plano de expansão orgânica.
Caçula dos quatro filhos do fundador da Rede Pague Menos, Francisco Deusmar de Queirós, Mario Queirós é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especialização em Business (Boston 2011). Desde os dez anos, assim como os irmãos, sempre participou do dia a dia da companhia.
Por sua capacidade de transformação e geração de resultados, que impactam as comunidades em todo Brasil, Mário trouxe inovações que valorizam o farmacêutico e ampliaram o papel da farmácia nos cuidados com a saúde. Sob seu comando, as Farmácias Pague Menos se tornaram um Hub de Saúde, com uma robusta plataforma de informação, consultórios farmacêuticos, que levam atendimento especializado e uma gama completa de serviços como telemedicina e exames diagnósticos por preços acessíveis a clientes que não dispõem de convênio médico. Além disso, também oferece acompanhamento e prevenção de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, por meio de parcerias com empresas e operadoras de saúde.
Em 1997, aos 18 anos, iniciou as atividades profissionais em outra empresa do grupo, a PAX Corretora de Valores e Cambio Ltda., no cargo de operador de mesa. Nesta função, participou do processo de privatização da distribuidora de energia Coelce, como integrante do consórcio PAX/Banco lndosuez/ Banco Liberal, coordenando os trabalhos de formação dos clubes de investimentos dos servidores da companhia.
Em 1998, passou a integrar o corpo de funcionários das Farmácias Pague Menos. Desde então, passou por diversos cargos — auxiliar de qualidade, gerente trainee, gerente de manutenção, gerente de delivery e gerente de marketing. Nesta última função, foi responsável pela primeira campanha publicitaria em nível nacional alusiva as comemorações dos 25 anos da empresa. Resultado: um aumento de 39% no tíquete médio.
Em 2007, aos 28 anos, retornou a PAX Corretora para atuar como vice-presidente e, atendendo aos requisitos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), foi responsável pela sua reestruturação, transformando-a de correspondente em uma corretora oficial membro da BM&FBOVESPA.
Em 2011, o executivo regressou as Farmácias Pague Menos como diretor financeiro, planejando e relações com investidores, cargo que exerceu ate dezembro de 2015. Casado com pedagoga Vanessa Queiroz e pai de Pedro Henrique, Natália e Deusmar Neto.
Foto: André Lima