
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, Sessão Solene de Abertura do Primeiro Período Legislativo de 2024, da 19ª Legislatura. A solenidade foi coordenada pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT) e contou com a presença do prefeito José Sarto (PDT).
Após a execução do Hino Nacional, no Plenário Fausto Arruda, o presidente Gardel Rolim (PDT) iniciou sua fala destacando o compromisso da Casa em garantir o atendimento das demandas da população. “Em 2023 conseguimos implementar vários projetos como o Meu bairro, nossa Câmara. Nós fortalecemos o Escritório de Direitos Humanos, inauguramos a Procuradoria Especial da Mulher, fortalecemos a Escola do Parlamento e a Central da Cidadania, através de um atendimento do INSS, promovendo a escuta especializada do cidadão. E no final do ano tivemos a publicação do edital do concurso da Câmara, que é o maior concurso público da história dessa Casa”, afirmou.
Dentre as ações que contaram com a atuação do Legislativo, o presidente também citou o concurso e a convocação de quase 2 mil professores, a aprovação do passe livre estudantil e do maior orçamento da cidade e das Capitais do Nordeste, com investimento nominal de R$ 2,2 bilhões na cidade e principalmente na periferia.
“Fortaleza é a cidade mais buscada pelos turistas do Brasil, a que mais gera emprego e renda do Norte e Nordeste, a que tem o maior PIB do Nordeste, a que vai receber o maior volume de investimento, especialmente na periferia da cidade e isso é fruto de um consórcio governista. O Poder Executivo com seu mister de executar políticas públicas e o Legislativo de colaborar, apreciando matérias, leis e entregando ferramentas para que a cidade viva esse momento”, declarou.
O presidente projetou ainda projetos que devem estar em pauta em 2024. “Temos muitos desafios de uma cidade que cresce de forma muito pujante — e isso é fruto de muito trabalho, dedicação da gestão e que também tem a contribuição dos colegas vereadores da Câmara Municipal. Vamos discutir ainda o Plano Diretor, que é a lei mais importante para permitir o desenvolvimento social e econômico da cidade, preservando o meio ambiente”, destacou.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) fez um balanço e prestação de contas das ações realizadas pelo Município e apontou as metas e prioridades da gestão para 2024. O gestor também destacou o papel do Legislativo. “A Câmara Municipal são olhos, ouvidos, coração e pele do ser vivo que é a cidade. E sei bem da importância do Parlamento, que aqui os vereadores, inclusive da oposição, que fazem a crítica republicana, que quer uma cidade melhor, é de importância fundamental para a democracia”, disse.