A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (09), Sessão Solene para a outorga da Medalha Boticário Ferreira, a mais elevada comenda desta Casa, à ex-secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Maria Águeda Pontes Caminho Muniz. A comenda foi proposta pelo vereador Michel Lins (licenciado), através do requerimento 0536/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa, e foi realizada por iniciativa do vereador Jonh Monteiro (PDT).
A Medalha Boticário Ferreira foi instituída em 1981 pela Câmara Municipal de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que, em Fortaleza, se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços a coletividade e dedicação as causas do Município. A solenidade foi presidida pelo primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Adail Júnior (PDT), representando, no ato, o presidente do Legislativo da Capital, Antônio Henrique (PDT).
Em sua saudação à homenageada e aos presentes, o vereador licenciado e secretário da Regional III, Michel Lins destacou que essa homenagem não foi realizada em 2020 devido a pandemia e neste ano, como estava no Executivo também, mas por iniciativa do vereador Jonh Monteiro foi possível realizar esse momento. “Mas porque entregar a medalha para Águeda? Fico pensando que depois de uma pandemia é preciso homenagear as pessoas em vida. Águeda é exigente, mas é eficiente e enquanto secretária deixou o seu legado. Ela passou pela Prefeitura e fez história. Fez a diferença e por onde ela passa, ela se destaca. Em sua gestão foram emitidos 733 mil documentos, alvarás, autorizações, desburocratizando esse setor que era o gargalo da Prefeitura. Precisamos eternizar aqueles que modificam a história com seu trabalho e deixar marcado seu nome aqui na Câmara. Por isso peço uma salva de palmas para a homenageada”, afirmou.
Falou em seguida o vereador Júlio Brizzi: “Águeda é uma pessoa sensacional, a chamo de super Águeda. Com muita força de vontade, competência e energia, ela conseguiu fazer coisas muito importantes em oito anos nessa pasta que não é simples, pois mexe com muitos interesses. Ela consegui ajustar o setor. Quando ela criou o Fortaleza online ela resolveu vários problemas na gestão e se transformou em case nacional. E no final da gestão ela nos presenteou com o Centro Cultural do Canindezinho, que funciona atendendo várias comunidades carentes, em área com alto índice de violência. Fiz questão de falar para reconhecer o trabalho. Fica meus parabéns, você merece!”