A Câmara Municipal de Fortaleza, em Sessão Solene, realizou uma homenagem em comemoração ao Dia Nacional do Cerimonialista. A solenidade é oriunda do requerimento 6647/2021, de autoria do presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A Sessão Solene foi presidida primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza vereador Adail Júnior (PDT). O Dia Nacional do Cerimonialista foi criado pela Lei n° 12.092 de 16 de novembro de 2009, instituído para ser comemorado anualmente no dia 29 de outubro.
O vereador Adail Junior fez a saudação aos presentes e aos homenageados da noite. “Em nome do presidente Antônio Henrique, propositor da solenidade, tenho a honra de presidir essa sessão de hoje que homenageia o cerimonialista. Justifico a ausência do presidente que está em missão ao lado do Governador Camilo Santana em Brasília. Registro meu respeito aos cerimonialistas que se destacam, sem eles nosso trabalho seria muito mais difícil. Essa sessão só é possível pelo trabalho incansável do cerimonial dessa Casa. Eles organizam sessões solenes, audiências e outros eventos. Aqui na Câmara quero destacar o trabalho de nosso Cerimonial, nossa equipe é conduzida de forma exemplar pelo nosso coordenador Washington Barbosa”, disse.
Segundo Adail, esses profissionais que são responsáveis por muito mais que a condução de uma cerimonia. “O trabalho deles inicia bem antes do evento, desde a organização, emissão dos convites, o evento em si. Cada detalhe não passa despercebido. Se fosse resumir o cerimonialista em uma só palavra seria organização, mas só uma palavra é pouco, cito também o respeito, o trabalho, o zelo e o cuidado. Ele trabalha para que tudo transcorra de forma inesquecível. São conhecidos pela elegância e pela improvisação quando necessário, fazendo que cada momento seja único. Quero parabenizar a todos por essa data tão importante de conduzir esse ofício de maneira tão eficiente”, ressaltou.
Homenagens
Em seguida foram feitas as homenagens da noite. Receberam certificados de reconhecimento ao mérito os seguintes profissionais: Adriana Bezerra Ximenes (Célebre Eventos); Alane Gonçalves Pinto (Cerimonial do Ministério Público do Ceará); Alciléa Vieira Lima Araújo (Cerimonial da Federação das Indústrias – FIEC); Alessandra Bezerra Aragão (coordenadora Nordeste do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo Brasil); Alessandra Ferreira Viana; Amanda Arruda; Ana Pinheiro; Antônio Carlos Castro (Cerimonial do Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região); Carolina Crisóstomo; Daisy Cavalcante; Eurídice Cavalcante; Felipe Araújo (Cerimonial Felipe Aconteça).
E ainda: Fernanda Melo (Cerimonial do Governo do Estado do Ceará); Flávia Tammy Ramires Lima Lopes; Flávio Liffeman (Liffeman Eventos); Ivana Castro; Janaína Azevedo (Cerimonial Kanguru Promoções); Roberto Martins; Marcelo Rocha (Elo Eventos); Mirna Crispim Guimarães (Cerimonial do Tribunal Regional Eleitoral); Nazaré Santiago (Alegra Eventos); Patrícia Sampaio (Cerimonial Versatte); Raquel Aderaldo (Elo Eventos); Roberto Alves (Célebre Eventos); Ticiane Firmeza e Washington Luís Barbosa (Cerimonial da Câmara Municipal de Fortaleza).
Pronunciamentos
Em pronunciamento, Alessandra Aragão, coordenadora Nordeste do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo Brasil, leu uma crônica ao cerimonialista, que fala das atividades exercidas pelos profissionais. “autoridade não é, mas é planejador, executor, orador, poeta e sonhador. É ele que avalia e ao final se senta na última poltrona sorrindo para si mesmo no auditório vazio e agradecendo a Deus por ter permitido não falhar”, disse. Ela agradeceu ao presidente da Casa, Antonio Henrique, em nome do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo Brasil pela homenagem realizada anualmente pela Casa Legislativa.
“Vivemos momentos difíceis, o setor foi um dos mais afetados. Mas aprendemos a realizar atividades online. O Flávio Liffeman liderou o movimento de conversar com as autoridades e de ter uma representatividade para conversar com o Governador. Sua credibilidade permitiu uma reunião com 35 representantes da classe, sob sua liderança e com isso ganhou cadeira no comitê estadual para retomada de eventos. Juntamente com nomes como Daniel Fiúza, Euclides e Luciana Monteiro elaboraram um planejamento para a retomada de eventos, publicada no último decreto. Reconhecemos o trabalho desse valoroso amigo,” destacou.
Em seguida se pronunciou, em nome dos homenageados, Flávio Liffeman. Ele agradeceu a Deus, a sua família pelo apoio de sempre e aos 35 profissionais que no ano passado no auge da pandemia aceitaram o desafio para planejar a volta ao trabalho o setor de eventos. “Essa noite não é só de agradecimentos, mas de aprendizado. Essa pandemia nos deu a oportunidade de nos reinventarmos, de convivermos mais de perto com nossas famílias, de realizar redes de solidariedade. As máscaras continuam indispensáveis e nossas famílias também. Temos mais de 5 milhões de motivos para lamentar, pois foram vidas que se foram, amores de alguém, mas rendemos graças por estarmos vivos e com saúde para continuar nossa luta. Sessões como essa celebram a aprendizagem. O setor de eventos foi o primeiro a parar e está sendo um dos últimos a retornar e ainda com reservas. Mas estamos de volta para fazer o melhor, um trabalho que só exige um nome, a excelência. A Mesa solene e a todos meus colegas gratíssimo!”
Em nome da Mesa Diretora, a vereadora Enfermeira Ana Paula parabenizou aos presentes pelo trabalho realizado para tornar inesquecível os momentos mais felizes da vida das pessoas. “Em nome do nosso colega Washington Barbosa quero parabenizar a todos pelo trabalho que exercem e por fazer acontecer os momentos mais felizes de nossas vidas. Esse dia representa muito para vocês e nesse ano muito mais. Acredito que essa profissão foi a que mais sofreu. Parabenizo pela luta de vocês, de não desistir. Continuem fazendo o que sabem fazer de melhor, levar felicidade para a vida das pessoas”, frisou.
Cerimonial
Finalizando as falas dos oradores, o coordenador do Cerimonial da Câmara, Washington Barbosa disse não encontrar palavras para expressar sua gratidão pela homenagem. Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus, por minha saúde, minha família pelo apoio, ao presidente Antônio Henrique pela oportunidade de coordenar esse setor e pelor reconhecimento desta homenagem. Sou especialmente grato a um pequeno grupo de pessoas cujo apoio é essencial para eu estar aqui esta noite: Glícia, Gabriella, Roseane, Raíssa, Marina, Alexandre Távora, Alexandre Aragão, Pablo, Álisson, Marcos, Henrique, Leonardo, Djacir, Ednardo, Antônio, Jucileide, Jan, Karlos, José, Ronildo e José Fernandes que fazem o cerimonial da Casa. Nosso trabalho está longe do fim, mas o que fizemos juntos até agora, já fez uma enorme diferença na vidacde muitas pessoas e na realização do trabalho de cada vereador. Vamos laboriosamente prosseguir nessa jornada com profunda dedicação. Quero dedicar esse prêmio à minha mãe dona Hilma, meu pai, seu Luis, minhas filhas Maria Clara e Ana Liz, e aos meus irmãos, que estão sempre na torcida”, concluiu.
A Mesa Solene foi composta pelos seguintes membros: segunda vice-presidente da Câmara, vereadora Enfermeira Ana Paula; pelo Corregedor Geral de Justiça do Ceará, desembargador Paulo Aírton Albuquerque Filho; o desembargador do trabalho, Francisco José Gomes da Silva; pela coordenadora Nordeste do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo Brasil, Alessandra Aragão; pelo diretor do Comitê de Cerimonial e Protocolo Brasil no Ceará, Flávio Liffeman; pela vice-diretora do Comitê de Cerimonial e Protocolo Brasil no Ceará, Ana Pinheiro e pelo coordenador do Cerimonial da Câmara Municipal de Fortaleza, Washington Barbosa.
O Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo, órgão de representação do cerimonialista, desempenha em conjunto com seus representados importante papel social. O CNCP Brasil tem em sua representação no Ceará 30 empresas que são referência na produção e organização de eventos sociais, corporativos e profissionais que conduzem, inclusive, o cerimonial de órgãos públicos no Ceara, tais como Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Regional do Trabalho.