Para a procuradora Especial da Mulher na Casa, deputada Augusta Brito (PCdoB), é importante envolver cada vez mais a participação do homem no combate à violência contra mulheres. “Achamos necessário trazer a campanha para este momento e realidade do Ceará, no âmbito da Assembleia Legislativa, incluindo o homem nessa chamativa. Ele precisa entender e desconstruir a questão do machismo estrutural criado há muito tempo”, destaca a parlamentar.
A Campanha Brasileira do Laço Branco foi lançada pela Assembleia no dia 6 de dezembro de 2019, tendo como intuito sensibilizar os homens em prol da luta pelo fim da violência contra a mulher.
A data é considerada como a de mobilização mundial da campanha, que acontece em mais de 55 países. Em 2019, a Procuradoria Especial da Mulher realizou pela primeira vez a atividade no Poder Legislativo, e agora a intenção é levar o debate aos municípios do Estado.
A campanha é realizada em todos os continentes e faz referência ao Massacre de Montreal, quando um jovem de 25 anos matou 14 mulheres do curso de engenharia em uma universidade do Canadá.