Últimas Notícias
Campos de Concentração do Patu, em Senador Pompeu, passa por processo de tombamento
Home Últimas Notícias Campos de Concentração do Patu, em Senador Pompeu, passa por processo de tombamento

 

O município de Senador Pompeu possui o Campos de Concentração do Patu. O local passa por processo de tombamento e, para isto, foi realizada na última  terça-feira (27) uma visita técnica pela comissão que trata do tombamento do local. Com aproximadamente 2 km de comprimento e 1,5 km de largura, o Campo é o único preservado das histórias das secas no Brasil, mesmo em ruínas, e já foi tombado pelo Município. Agora, está em processo de tombamento pelo Estado. Na área, morreram de fome e de doenças como sarampo, paratifo e cólera, cerca de 12 mil pessoas.

Estiveram presentes o deputado estadual Acrísio Sena (PT), vice-presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa; o prefeito Maurício Pinheiro; Ernani Andrade Leite, presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FAIFCE); Jéssica Ohara e Emmanuel Bastos, técnicos da Secretaria Estadual de Cultura (Secult); além de secretários municipais e vereadores.

“O complexo do Campo de Concentração do Patu – composto por 12 casarões, a Vila Operária e as três casas de pólvora – foi utilizado na seca de 1932 e foi desativado em 1933. Além do tombamento estadual dos prédios – local de uma antiga fábrica e usado para barrar a caminhada de retirantes da seca para Fortaleza –, há um processo de transformação da Caminhada das Almas – também chamada de Caminhada da Seca – do Cemitério da Barragem do Açude Patu em patrimônio imaterial; e o restauro das construções pelo IFCE, numa articulação com o Ministério do Turismo”, explicou Acrísio.

 

Compartilhe:
Veja Mais