
O presidente do União Brasil no Ceará e membro da Executiva Nacional da legenda, Capitão Wagner, afirmou que há uma “tendência muito forte” de que a união entre o União Brasil e o Progressistas (PP) se torne realidade. Em negociações que avançam em nível nacional, as duas legendas vêm discutindo a formação de uma federação, cujo avanço já foi aprovado pelo PP na semana passada, e que agora aguarda o aval do União Brasil.
Em entrevista ao jornal O Estado, Capitão Wagner detalhou os avanços das tratativas, ressaltando que a legenda tem se reunido com presidentes estaduais, deputados federais, senadores, governadores e outros membros, buscando construir um consenso. “O que a gente viu lá, em Brasília, é que há uma tendência muito forte de se concretizar essa federação. No caso do União Brasil, para ser aprovado, precisa ser feita uma convenção – e estão discutindo a data. Logicamente, tem que ter a aprovação da maioria para se confirmar. O que eu vejo hoje é que tem votos suficientes para confirmar a federação”, declarou.
O parlamentar também revelou que já há uma pré-definição sobre o comando dos diretórios estaduais da nova federação. Segundo ele, o União Brasil deverá ficar com nove estados, incluindo o Ceará, enquanto o PP ficará com outros nove, e a divisão dos demais estados será decidida posteriormente. No Ceará, o comando ficará com o grupo atualmente integrado ao União Brasil, e a escolha do presidente estadual da federação será analisada internamente em momento oportuno.
As negociações entre as legendas evidenciam a busca por maior articulação e fortalecimento político para enfrentar os desafios do cenário nacional. Com a possibilidade de se formar uma federação, as duas legendas pretendem consolidar suas forças e ampliar sua base de atuação nos próximos desafios políticos.