Últimas Notícias
Cariri: mulheres celebram emissão de documentos no primeiro mutirão da trabalhadora rural
Home Últimas Notícias Cariri: mulheres celebram emissão de documentos no primeiro mutirão da trabalhadora rural

Mulheres salitrenses e de demais cidades do Cariri participaram do mutirão de documentação da trabalhadora rural em Salitre, dos dias 18 a 20 de fevereiro. As mulheres rurais emitiram documentos pessoais, como primeira via do Registro Geral (RG), certidão de nascimento, Carteira do Idoso e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), entre outros.

A secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Irineuda Lopes, ressaltou a importância do mutirão de documentação para as trabalhadoras rurais. “A documentação leva dignidade e visibilidade às mulheres que vivem no campo. Com os documentos nas mãos, essas trabalhadoras poderão acessar políticas públicas do governo federal, estadual e municipal. É o Governo do Estado garantindo direitos e chegando nos espaços onde as pessoas mais precisam”, destacou. Todos os serviços foram gratuitos.

O mutirão também contou com outros serviços, como cantinho do autocuidado da mulher rural, Cadúnico, Caminhão da Cidadania, informações sobre documentação básica, entre outras ações. De Campos Sales, cidade vizinha à Salitre, a agricultora familiar Zuleide de Sousa festejou a emissão dos documentos. “Estou muito feliz pois daqui a um tempinho vou ter toda a minha documentação que faltava em mãos. Para mim, é muita felicidade porque eles (documentos) vão me ajudar bastante. Sem documentos não somos nada”, ensina.

A programação do mutirão também contemplou familiares das trabalhadoras rurais. Ao lado da mãe, o estudante Douglas da Costa, de 7 anos, do distrito de Baixio do Meio, de Salitre, emitiu a primeira via do RG. “Tô muito feliz que daqui a um tempo vou receber a minha identidade. Com ela vou poder ir à escola, jogar bola, vai servir para um ‘monte de coisas’”, sorriu.

Compartilhe:
Veja Mais