O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa, informou nesta sexta-feira (20) que o Senado Federal aprovou, esta semana, nova rodada do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Segundo ele, nessa terceira etapa do Pronampe, o aporte será de R$ 10 bilhões, o que deverá ser um impulso para as MPEs que ainda estão sentindo os reflexos da pandemia de Covid-19. “Mais crédito chegando para os micro e pequenos empresários do Brasil”, comemorou.
Outra boa notícia, principalmente para a população nordestina, diz respeito ao programa Rota 2030. “Tivemos a aprovação de investimentos da FCA, Moura e Ford no Regime Regional do Nordeste. Serão mais de R$ 8 bilhões investidos e mais de 4 mil empregos gerados. Isso significa a expansão da capacidade produtiva do setor automotivo no Brasil”, salientou Carlos da Costa.
O titular da Sepec também ressaltou que na área da infraestrutura foi iniciada mais uma turma de capacitação para estruturação e avaliação econômica de projetos no País. “Foram mais 50 servidores capacitados. Em parceria com o Governo Britânico, o programa do 5 Case Model já capacitou mais de 80 servidores dos ministérios”, disse.
Dois projetos da Sepec foram aprovados na Euroclima+. O “Nova estratégia brasileira para o desenvolvimento sustentável” e o “Apoio ao programa nova Amazônia verde”. No total, são 600 mil euros para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade e competitividade naquela extensa área da Região Norte.
E para finalizar, destacou que já está disponível a funcionalidade do Buscador de Maquininhas no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Instituições financeiras de todo País já podem acessar o portal, na aba CREDMEI, e cadastrar seu portfólio de serviços.