Unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), chegou a marca de mais de 100 mil exames de biologia molecular (RT-PCR) analisados em seis meses de pandemia.
A diretora do Lacen, Liana Perdigão Mello, destaca a marca dos 100 mil testes atingida pelo Lacen.
Liana Perdigão explica em que se fundamenta o trabalho desenvolvido pela unidade de saúde.
A capacidade diária é de realizar o diagnóstico de dois mil testes para a Covid-19, o que atesta o investimento em testagem coo uma das ações estratégicas da Sesa. Isso permite monitorar com maior precisão a doença e planejar melhor as estratégias de enfrentamento no Ceará.
A testagem está disponível nos Centros de Testagem localizados na Praça do Ferreira, em Fortaleza, e em Maracanaú. Também ocorrem no formato drive-thru, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Shopping RioMar Kennedy.
Qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao exame. Os Centros podem realizar até 200 testes por dia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. É preciso portar um documento com foto. O exame de RT-PCR é realizado a partir de secreções coletadas do nariz ou garganta.
Os drive-thru realizam exames para pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados e acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com agendamento prévio.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará