Últimas Notícias
CMFor recebe SMS para apresentação de relatório do 2º quadrimestre de 2024
Home Últimas Notícias CMFor recebe SMS para apresentação de relatório do 2º quadrimestre de 2024

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Fortaleza recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde, que apresentou o relatório do 2º quadrimestre de 2024. A ocasião contou com a presença do Galeno Taumaturgo Lopes, secretário municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) e dos coordenadores da SMS.

Na apresentação, a SMS destacou a inauguração do 1º Núcleo de Atenção à Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – NUTEA e os 24 novos postos de saúde.

Também ficou em evidência a Central de Inteligência e Monitoramento em Saúde de Fortaleza, que orienta a tomada de decisão da gestão, simplifica o trabalho dos profissionais da assistência e melhora o bem estar da população. Confira os resultados:

  • 1.458 pessoas de 20 a 59 anos identificadas com alto risco cardiovascular (acima de 20%);
  • Realização de 02 mutirões em agosto, com oferta de estações de saúde para: verificação de sinais vitais; eletrocardiograma, consultas médica, odontológica, de
  • Enfermagem e Nutrição;
  • Identificação de crianças de 06 meses a 4 anos faltosas à vacinação para a tele busca ativa, através do call center 156;
  • Identificação de gestantes que não realizaram exame de Sífilis e HIV no 1o e 3o trimestre pelo APP Mais Saúde Fortaleza e/ou busca ativa pelos ACS.

O secretário declarou: “é a obrigação de lei que a Secretaria de Saúde vem a prestar contas dos seus feitos dos quadrimestres e nós estamos agora exatamente mostrando os avanços da saúde de Fortaleza, prestando conta aos representantes do povo. Se você falar em Atenção Primária, nós fizemos 24 novas unidades. Na Atenção Secundária, nós estamos entregando três hospitais. Na oncologia, nós temos 11 máquinas de radioterapia credenciadas ao SUS. Nós estamos zerando a fila de catarata. Zeramos a fila que estava parada desde 2012 de entrega de órtese e prótese.

Ao lado dos vereadores Dr. Luciano Girão (PDT) e Emanuel Acrízio (Avante), Danilo Lopes (PSD) presidiu a comissão e confirmou: “houve evolução na Atenção Primária, aumento do número de postos, o funcionamento de deles melhoraram, houve na gestão do Galeno, inclusive, um incremento muito bom em relação à Saúde do Município”. E finalizou: “a gente se despede aqui da nossa última reunião com a Secretaria, e estamos deixando o mandato em dezembro. Espero que as pessoas vejam que eu cumpri com êxito e de forma honesta a minha participação na Comissão de Saúde da Câmara Municipal”.

Compartilhe:
Veja Mais