
Na programação, palestra com Luiz Ginocchio Balcázar, ex-ministro da Agricultura do Peru, e grupos de trabalho para debater a lei e apresentar propostas ao Governo
O Colóquio da Lei de Gastronomia acontece nos dias 23 e 24 de novembro, no Senac Reference. Nesta terça-feira, pela manhã, a programação foi aberta pela diretora regional do Senac Ceará, Ana Cláudia Martins, que deu as boas-vindas aos mais de 60 participantes que representam a cadeia produtiva da gastronomia cearense. O assessor especial para a gastronomia do Governo do Estado do Ceará, João Luiz Lima, fez um breve histórico e destacou a importância da Lei da Gastronomia (Lei n° 17.608 de 06/08/2021), que estabelece a Política Estadual da Gastronomia e da Cultura Alimentar e cria o Programa Ceará Gastronomia.
Também foi realizada palestra on-line com Luiz Ginocchio Balcázar, ex-ministro da Agricultura do Peru, membro do conselho de administração da APEGA (Sociedade Peruana de Gastronomia). Ele apresentou projetos que fortaleceram a cadeia produtiva do país, que hoje é um dos principais destinos de turismo gastronômico. Entre os projetos, destacou o Gran Mercado de Mistura, em que chefs cozinhavam lado a lado com os agricultores, originando o projeto Cadeias Agroalimentares e Gastronômicas Inclusivas. Luiz ressaltou o foco no produtor e no comércio local, que corresponde a 70% do comércio no Perú, gera empregos e movimenta a economia.
A programação segue hoje e amanhã com formação de grupos de trabalho para redação de um documento que contempla as principais propostas que resultaram de debates realizados durante o mês de novembro, abordando os principais assuntos contemplados na lei: educação, cultura alimentar, turismo, cadeia produtiva, economia criativa e desenvolvimento econômico. O documento vai ser entregue ao Governo do Estado do Ceará.
“Ao realizar o Colóquio da Lei da Gastronomia, o nosso objetivo principal foi concretizado: reunir toda a cadeia produtiva para contribuir para o melhor uso da lei da gastronomia. Além de representatividade, o colóquio propõe a integração de todos os agentes que fazem a gastronomia cearense no sentido de fortalecer e consolidar essa política pública, com foco na valorização da cultura e da economia regional”, disse Ana Cláudia.
O Colóquio da Lei da Gastronomia é uma realização do Senac Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e a Universidade Federal do Ceará (UFC).