
Gestores das unidades do Banco do Nordeste (BNB) em Alagoas e equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) estiveram reunidos, nesta sexta-feira, na sede da Superintendência Estadual da instituição financeira, para direcionarem ações em prol da atração de novos investimentos. O orçamento do BNB para financiamento a projetos produtivos alagoanos, para 2025, soma R$ 3,5 bilhões. O encontro integrou programação do Fórum de Gestão da empresa, em que são abordadas diretrizes e planejamento estratégico para sua atuação no estado.
“O banco tem um orçamento bem significativo para este ano. Respondemos por cerca de 12% da rede bancária instalada em Alagoas e por quase metade de todo crédito de longo prazo financiado no estado. Desempenhamos assim um papel expressivo para oportunizar novos negócios, gerar empregos e renda. Estamos então alinhados com esta Secretaria, que é de desenvolvimento. Possuímos objetivos convergentes, que é a promoção do desenvolvimento”, ressaltou o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis.
Na ocasião, a secretária de Estado da Sedics, Alice Beltrão, falou sobre cenários econômicos e oportunidades de negócios para Alagoas em 2025. A secretária destacou áreas de atração de investimento como a de energias renováveis, para além da gerada a partir da biomassa da cana de açúcar, com perspectivas para novos negócios no campo da energia eólica e energia solar.
A gestora também enfatizou grande potencial para a indústria de cerâmica e atividade de produção moveleira, interiorização do turismo, telecomunicações, empresas de base tecnológica, startups, cooperativismo, entre outras que considerou “além do óbvio” nas potencialidades costumeiramente exploradas no estado.
Alice Beltrão também abordou oportunidades nesses setores já consolidados, como a indústria de plástico e química, o agronegócio, turismo nas áreas litorâneas, bem como o de fruticultura irrigada, piscicultura e aquicultura e outros. “Alagoas está sendo procurada muito mais, e por diversos segmentos”, disse.
Para o superintendente Sidinei Reis, a participação da Sedics no Fórum de Gestão do BNB em Alagoas aproximou ainda mais as instituições e apontou caminhos para a realização de novos negócios em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado.