A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, divulga, nesta quinta-feira (14/11), durante a 7ª edição do Seminário Cada Vida Importa, a pesquisa “Vidas por um Fio – Trajetórias de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará”. O lançamento do estudo ocorre a partir das 13h na Kuya – Centro de Design do Ceará.
O objetivo da pesquisa é refletir sobre a inclusão de adolescentes que cumpriram medidas de internação em programas que geram oportunidades. As evidências indicam que, se não forem tomadas ações adequadas de proteção social em até um ano e três meses após a saída do sistema socioeducativo, as chances de esses jovens morrerem ou retornarem ao sistema são elevadas.
Essa situação aponta para uma profunda vulnerabilidade dos adolescentes que passaram por tais medidas. A pesquisa traz o perfil dos adolescentes e as oportunidades que tiveram antes e após o cumprimento de medidas.
Assim, o projeto aborda aspectos cruciais da experiência desses jovens, como atendimento socioeducativo, relações familiares e comunitárias, suas interações com o sistema de justiça, além de destacar dados sobre vida escolar, acesso a equipamentos de políticas públicas, empregabilidade, suporte social e vivência nas unidades socioeducativas.
Além de apresentar a trajetória de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas, a pesquisa traz uma série de recomendações que visam garantir que as trajetórias de vida dos adolescentes que passaram pelo socioeducativo não sejam interrompidas e apontem para um futuro com oportunidades.
O lançamento do estudo faz parte da Semana Cada Vida Importa, criada pela Lei Estadual n.º 16.482/2017, que prevê articulações e parcerias contra a violência e a mortalidade juvenil no estado do Ceará. A iniciativa visa promover o debate entre a sociedade civil e entidades governamentais sobre políticas públicas na área.