Uma comitiva formada por integrantes da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) foi recebida, nesta quarta-feira (24/08), pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. O grupo foi recepcionado na sala da Presidência e veio conhecer as atividades desenvolvidas pela entidade. Durante a manhã, os industriais conheceram as atividades desenvolvidas pelo Observatório da Indústria e pela Diretoria de Inovação e Tecnologia no que diz respeito à transformação digital da federação cearense.
A comitiva da FIEG é formada por Flávio Santana Rassi, 2º Vice-presidente da instituição, Presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de Diretor do IEL Goiás; Humberto Rodrigues de Oliveira, Superintendente do IEL Goiás; Sandra Marcia Silva, Gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL e Coordenadora do Observatório FIEG; Joel Inácio Matos, Gerente de Tecnologia e Inovação do IEL Goiás; e Elaine Noronha Farinelli, Assessora de Meio Ambiente da FIEG.
Além do Presidente Ricardo Cavalcante, a FIEC também foi representada por Sampaio Filho, Diretor de Inovação e Tecnologia da Federação e Líder do Observatório da Indústria cearense; Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará; e Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará.
Após a recepção na Presidência, a comitiva visitou o Observatório da Indústria, onde foi apresentada a palestras sobre as ações desenvolvidas no Observatório da Indústria, além das soluções aplicadas na transformação digital, cuja realização é feita pela Diretoria de Inovação e Tecnologia (DIT), da FIEC.
Iniciando as explanações, o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, mostrou como a instituição atua dentro da FIEC e fora dela, a partir de vários projetos que compõem o seu portfólio, como a mensuração do Custo Brasil, feito em parceria com o Ministério da Economia. Para finalizar o turno da manhã, o Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho, demonstrou o que vem sendo feito internamente para transformar digitalmente a Federação, cuja implementação iniciou em 2020.
Conforme o 2º Vice-presidente da FIEG, Flávio Santana Rassi, “a visita foi muito importante e a recepção de muita cordialidade pelo Presidente Ricardo Cavalcante e por toda a equipe da Federação. Temos muita coisa a aprender aqui, pois a FIEC é uma federação muito bem gerida, que tem muito a ensinar a todas as federações do Brasil. Por isso, queremos aproveitar bem essa oportunidade de aprendizado para fazer esse intercâmbio de informações e fortalecer cada vez mais o Sistema S e gerar um impacto positivo na sociedade”.
Logo em seguida, a Coordenadora do Núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), Alcileia Farias, apresentou os objetivos do Núcleo e O Programa de Certificação ESG-FIEC que tem como foco fornecer ao mercado uma avaliação e uma validação das práticas ESG das indústrias cearenses, além disso, objetiva guiar as indústrias cearenses rumo à sustentabilidade, em alinhamento com as melhores práticas globais.
“Atento às tendências mundiais de governança, o Sistema FIEC passou por fortes mudanças nesses últimos anos na gestão do presidente Ricardo Cavalcante, assumindo mais uma vez seu papel de agente ativo na transformação dos processos de desenvolvimento da indústria. Por esse motivo, apresentar o Núcleo ESG e o Programa de Certificação ESG da FIEC a outras Federações, é compartilhar o compromisso da instituição com o desenvolvimento de uma cultura de Sustentabilidade no setor industrial cearense, e oportunamente mostrar a relevância do tema no ecossistema local e global o que motiva as demais instituições a seguirem o exemplo estimulando as indústrias de seus respectivos estados a desenvolverem práticas ESG e a conquistarem as vantagens e as oportunidades presentes nessa agenda em constante transformação”, declarou Alcileia Farias.
Para finalizar, a comitiva foi recebida pela Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes, que apresentou ao grupo parte das instalações da Casa da Indústria. Além disso, Dana fez uma apresentação sobre o IEL Ceará, “Transformando pessoas e negócios na velocidade do futuro”. A gestora mostrou ações e projetos que são realizados pelo IEL Ceará, além de metodologias inovadoras e ágeis que revolucionaram a instituição.
“É sempre uma grande satisfação receber membros das Federações de outros estados, fortalecer a rede e entender as iniciativas e complementá-las. É uma troca de experiências em que todos ganham. E hoje temos muito orgulho do IEL Ceará ser parâmetro e referência em muitas iniciativas, principalmente na educação”, afirmou Dana Nunes.
Humberto Rodrigues de Oliveira, Superintendente do IEL Goiás destacou que a visita tem superado as expectativas do grupo e que tudo que está sendo apresentado aqui será avaliado posteriormente para que possam ser feitas alianças entre as duas Federações. “O que vimos aqui hoje são projetos que nos encheram os olhos e que com certeza vamos querer compartilhar as boas práticas e trabalhar os projetos de interesse comum. Estamos de fato muito felizes com todas as iniciativas que foram apresentadas até agora”, finalizou o Superintendente.