Nesta sexta-feira, 25/09, às 16 horas, o SENAI Ceará volta a abordar a saúde mental. Com o tema “Setembro Amarelo: pessoas precisam de pessoas. Falar é a Solução”, a live será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do SENAI e acontece em alusão à campanha Setembro Amarelo.
Na terça-feira, 22/09, uma primeira live sobre o tema já havia ocorrido. Por conta da relevância do assunto, a temática vai voltar a ser discutida. O momento vai contar com a mediação de Valquíria Vieira, pedagoga e especialista educacional com foco em inclusão e de Soraya Vasconcelos, analista de processos educacionais no SENAI. Já a convidada será a psicóloga clínica e gestalt-terapeuta de casais e famílias, Giselle Sobreira.
Falar sobre saúde mental é imprescindível. Hoje são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. A maioria dos casos de suicídio está relacionada a transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
Sobre a Campanha Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.