A semana iniciou com uma programação diferente para as crianças atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) que acompanha crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com trissomia do 21 (T21), a síndrome de Down.
Na terça-feira (24/09), um grupo de sete crianças e seus respectivos acompanhantes tiveram a oportunidade de passar uma tarde de diversão e atividades educativas na Escola de Educação para o Trânsito do Ceará, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE). Na manhã desta quarta-feira (25/09), mais 20 crianças e seus responsáveis realizaram o passeio.
O serviço, oferecido pelo Detran, tem o objetivo de levar para as crianças e adolescentes noções sobre boas condutas que são fundamentais para a segurança viária. “Esse é um projeto importantíssimo para que nós estejamos formando futuros condutores mais conscientes e assim transformarmos o nosso trânsito mais seguro”, explicou o diretor de Educação para o Trânsito do Detran, Jorge Trindade.
A psicopedagoga do Ciadi, Meyre Maropo, enfatizou a importância das vivências externas para as crianças em atendimento. “É o tipo de experiência que oferece a eles um entendimento maior, devido à interação com o meio. As crianças nessas condições internalizam melhor as experiências referentes ao espaço, orientação, os movimentos e as regras, o que pode fazer ou não”, explicou.
A autonomia é um dos pontos trabalhados durante o passeio. De acordo com a psicopedagoga, apesar da limitação cognitiva, as crianças demonstram interesse e compreensão a partir das atividades lúdicas realizadas e, a partir disso, a autonomia é trabalhada.
Uma das crianças que realizaram o passeio foi o João Gabriel Braz, de sete anos. Filho da estudante de psicopedagogia Emanuela Braz, ele participou de todo o circuito oferecido durante a visita, que teve como ponto de partida uma minipalestra sobre cuidados no trânsito, com a apresentação de vídeos educativos animados e brincadeiras com os instrutores.
A mãe, Emanuela Braz, elogiou a iniciativa do Ciadi de promover esse passeio. “Somos acompanhados pelo Ciadi desde seu início, em 2021, e é muito perceptível o desenvolvimento do João, que tinha uma grande dificuldade em interagir e hoje já consegue manifestar até sua preferência entre os terapeutas do centro”, afirmou.
Sobre a visita, ela ressaltou ser mais uma atividade que vai auxiliar ainda mais seu progresso. “Ele está muito empolgado com as brincadeiras, interagindo com os instrutores, então certamente é um momento muito importante para nós”, disse.
O passeio seguiu com a apresentação das vias de trânsito e sinalização a partir de uma grande maquete simulando uma cidade e um passeio de bicicleta e carrinhos elétricos em um minicircuito que contempla todas as regras de trânsito.