Sob o comando da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), uma delegação composta por mais de 200 integrantes – entre prefeitos, secretários e assessores municipais – está participando da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Município, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
A Marcha reúne mais de 10 mil gestores municipais na capital federal até a próxima quinta-feira, 30 de março.
Juntamente com os demais presidentes de associações municipalistas brasileiras, o presidente da Aprece, Júnior Castro, participou da abertura da Marcha. Para ele, o momento é fundamental para marcar a união dos gestores e a organização para a luta em favor de pautas nas mais diversas áreas capazes de viabilizar um pacto federativo efetivo e maior autonomia municipal.
O presidente da CNM Paulo Ziulkoski, destacou as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais ao longo dos 25 anos e do quanto o movimento municipalista vem conquistando espaço no federalismo. “Estamos aqui para dialogar com o governo e congresso e discutir o Brasil que queremos”, ressaltou.
Ziulkoski contabilizou que mais de três mil prefeitas e prefeitos, mais de dois mil vereadores e centenas de vice-prefeitos, de todos os partidos, convivendo pacificamente, participam da marcha, para cobrar do Congresso a aprovação de inúmeros projetos da pauta municipalista. Ele também falou das principais demandas dos municípios com relação a investimentos na área da saúde, educação e infraestrutura.