Em resposta ao requerimento 01346/2023, de autoria da Deputada Marta Gonçalves, que solicita a descentralização do atendimento das fórmulas do programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), de Fortaleza para as macrorregiões do Estado, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), por intermédio da secretária-executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Joana Gurgel Holanda Filha, informou que se encontra em elaboração uma proposta de reorganização do Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), bem como o levantamento do impacto do custo financeiro que essa descentralização para as macrorregiões ocasionará.
“Essa proposta, que visa a melhoria da qualidade de vida e saúde dos usuários, será posteriormente pactuada junto a Comissão Intergestores Bipartite – CIB e submetida a análise e aprovação no Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU). Ressaltamos que a Sesa está empenhada com as áreas envolvidas no processo, com o intuito de descentralizar o atendimento do programa APLV, haja vista a importância do pleito para a melhoria da logística e da qualidade de vida dos usuários”, disse Joana Gurgel em resposta à Deputada.
A deputada Marta Gonçalves destaca a importância desse estudo que vem sendo feito pela Sesa para que esse programa seja realmente descentralizado e possa chegar com mais brevidade para os beneficiários, haja vista que atualmente eles precisam se deslocar até a Capital para ter acesso ao produto. “Louvo essa iniciativa da Sesa e agradeço pela deferência da secretária Tânia Mara e da secretária-executiva Joana Gurgel, em responder nosso pleito com rapidez. Espero que em breve essa descentralização possa acontecer em benefício da população assistida por ele”, disse a parlamentar.