
O último dia do quarto Festival de Arte e Cultura promovido pela Assembleia Itinerante no município de Novo Oriente se encerrou, nesta quarta-feira (08/12), com 11 apresentações de artistas representantes de três municípios da região: Crateús, Tamboril e Nova Russas. A noite de apresentações contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), de parlamentares e autoridades municipais.
Evandro Leitão destacou que o Festival de Arte e Cultura, sempre esteve presente em todas as edições da Assembleia Itinerante deste ano para valorizar os artistas das regiões onde foram realizadas. Conforme apontou o parlamentar, essa é ainda uma possibilidade de agraciar as melhores apresentações com uma premiação em dinheiro, o que pode “ajudar e dar um fôlego maior e incentivo ao artista”.
“Saímos das instalações físicas da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, nos aproximando da população dando condições dela saber o que é feito de trabalho na Capital. A intenção é ampliar este serviço. Fizemos uma Sessão em cada mês, desde outubro, e queremos fazer, pelo menos, mais duas sessões em 2022, antecedendo o período eleitoral”, anunciou o presidente do Legislativo Estadual.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, da Assembleia Legislativa, deputado Renato Roseno (Psol), também esteve presente na abertura da segunda noite de apresentações e avaliou que o Festival é fundamental, sobretudo para a cultura do estado, diversa e ampla, que passa pela música, humor, artes plásticas, teatro, artesanato, e tantas outras demonstrações e manifestações culturais. “A arte cearense é muito rica e precisa ser mais valorizada, com ações como essa. Nós temos hoje, por exemplo, belíssimas produções audiovisuais feitas na região Centro-Sul cearense, com premiações internacionais, e precisam de destaque”, pontuou.
Também estavam presentes na abertura a deputada Augusta Brito (PCdoB), o prefeito de Novo Oriente, Nenen Coelho; a vice-prefeita Jane Chaves; além de vereadores e secretários municipais.
O compositor e interprete Rennys Rodrigues, de Crateús, é um dos concorrentes do Festival. Ele avaliou a iniciativa da AL como positiva, possibilitando, inclusive, o inicio de um processo de retomada cultural pós-pandemia. “Estou gostando bastante de participar e, principalmente, representar a arte da minha cidade. Os artistas, de múltiplas artes, com certeza se sentem contemplados em todas as categorias do Festival. Vale lembrar que a cultura foi uma das primeiras a ser atingida e colocada de lado, por conta da pandemia. Foi também a mais esquecida, mas agora a gente está tentando se reerguer, crescer e se reestruturar para vir com mais força”, avaliou.
APRESENTAÇÕES
A última noite do Festival foi aberta com a apresentação do artista de Crateús, Olavo Rodrigues, que também concorreu na categoria MPB. Além desse, representaram o município os humoristas Antônio Marcio Elias e Cibele Rodrigues, ambos na categoria humor; Francisco Antônio Feitosa, categoria folclore; e Waeton Oliveira e Renny Rodrigues, ambos na categoria MPB.
Por Nova Russas, apresentaram-se três artistas: Carlos Feitosa “o carequinha” (humor); Edson Flores (MPB); e o grupo de reisado da Comunidade Pereiros (folclore). Já representando o município de Tamboril subiram ao palco Maria Félix (MPB) e Gerardo Scortes (humor).
Se apresentaram ainda a professora Ana Dulce Cavalcante, que recitou uma poesia em homenagem aos 64 anos de Novo Oriente; e o músico, compositor e integrante do júri do festival, Pingo de Fortaleza.
A premiação do Festival de Arte e Cultura acontece nesta quinta-feira (09/12), em sessão solene, realizada logo após a sessão plenária deliberativa da Assembleia Legislativa, que acontece pela manhã na Praça da Juventude Dra. Helijânia Coutinho.