Deputados e servidores da Assembleia Legislativa participaram, nesta quarta (25/11) e quinta-feira (26/11), da 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O protagonismo das Assembleias Legislativas no cenário pós-pandemia foi o tema em discutido.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), que participou da abertura da Conferência da Unale, ressaltou que a AL elaborou protocolos de proteção sanitária para que os parlamentares e servidores voltassem às atividades com toda segurança. “Nós, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, criamos protocolo de biossegurança para a retomada dos trabalhos e estamos dia a dia apreciando matérias e desenvolvendo projetos para viabilizar o retorno às atividades de forma segura”, assinalou.
O parlamentar elogiou também a oportunidade que a conferência proporcionou para aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Para ele a “troca de experiência com diversos parlamentares do Brasil é extremamente importante para o debate sobre as perspectivas do País neste momento em que estamos avançando contra o coronavírus”.
Evandro Leitão participou ainda da reunião do Colégio de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil e foi eleito vice-presidente do colegiado, que escolheu o deputado Alex Redano (Republicano), da Assembleia de Rondônia, como presidente. Na ocasião, Evandro Leitão destacou a mobilização feita pela AL e entidades parceiras para garantir o cadastramento da população cearense, possibilitando com isso que mais de 60% das pessoas já estejam com o esquema completo de vacina.
O parlamentar falou ainda deste momento pós-pandemia e do lançamento do Move CE, ferramenta que promoverá diálogos e articulações para fortalecer a economia cearense, que foi fortemente impactada com as medidas sanitárias necessárias para o enfrentamento do vírus.
Já o secretário da Unale no Ceará, deputado Sérgio Aguiar (PDT), ressaltou que o encontro discutiu estratégias de trabalho dos parlamentos através da interação entre todos. Segundo ele, a conferência resultou no fortalecimento das assembleias legislativas junto aos brasileiros. “É assim que a Unale se torna protagonista nessa discussão de fazer com que os legislativos estaduais procurem cada vez mais estarem andando pari passu com aquilo que a sociedade deseja, almeja e necessita e, principalmente, com o que a sociedade deseja de nós parlamentares”, assinalou.
REDE LEGISLATIVA
Ao mesmo tempo em que os deputados participavam da conferência da Unale, os servidores da Assembleia Legislativa marcaram presença no IV Encontro Nacional da Rede Legislativa de Governança e Gestão.
Na oportunidade, a controladora da Assembleia Legislativa, Sílvia Correia, apresentou o modelo de gestão de riscos da Casa. Segundo ela, é utilizada uma metodologia para mitigar riscos e tratar falhas ou fragilidades apontadas pelo Controle Interno e Controle Externo. “É muito importante compartilhar com outras assembleias, inclusive para observarmos se estamos no caminho e aprimorar cada vez mais o nosso modelo de gestão”, salientou.
A servidora da Ouvidoria Parlamentar da AL Isabel Chaves frisou a importância da participação no encontro, que permitiu interagir com profissionais de outras ouvidorias e especialistas da área, nas discussões sobre metodologia de trabalho, resultados, além da troca de experiências.
A servidora do Departamento de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa, Natércia Rios, disse que a conferencia da Unale contribuiu para trazer novas ideias e experiências inovadoras de outros estados para a implantação no Poder Legislativo.
A presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Cristiane Leitão, esteve presente ao evento. Para ela, a “troca de experiências é muito importante para perceber que o Parlamento cearense é protagonista e inovador em muitas áreas, em especial no que se refere à responsabilidade social”.