Fortaleza, um dos principais destinos turísticos do Brasil, prepara-se para receber a comemoração alusiva ao Dia Mundial do Turismo 2023, que acontecerá no próximo dia 25 de setembro, das 8h30 às 12h, no Auditório do SEBRAE CEARÁ, Av. Monsenhor Tabosa nº 777. Com o tema “Turismo Verde e Investimentos”, o evento promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo Seccional Ceará (ABBTUR) reunirá especialistas, profissionais do setor e entusiastas para discutir questões cruciais relacionadas à sustentabilidade e ao futuro do turismo no Ceará.
O evento é gratuito e aberto ao público, quem tiver interesse em participar, poderá fazer a inscrição através da plataforma Sympla ou diretamente na bio do Instagram da ABBTUR (biolinky.co/abbturce).
O momento também conta com uma programação diversificada que inclui exposição de fotos e materiais de práticas de Turismo Verde, apresentações culturais e painéis com especialistas renomados. Dentre os destaques da programação estão: “Turismo Verde e Investimento na Sabiaguaba”, com Isabel Cristina Fernandes, gestora do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, que compartilhará suas experiências e insights sobre como o turismo pode contribuir para a preservação ambiental; “Sustentabilidade Corporativa”, com o Prof. João Evangelista Ferreira, coordenador do Movimento Nacional do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Ceará, que discutirá a importância da sustentabilidade no mundo corporativo e como as empresas podem se engajar em práticas mais responsáveis; e “Hidrogênio Verde e o Turismo”, com Rebeca Oliveira, vice-presidente Financeira do Complexo do Porto do Pecém (CIPP), que abordará a inovação no setor de energia e seu impacto no turismo.
O encontro também incluirá a entrega do troféu Patativa, uma iniciativa da ABBTUR desde 2003 e que vem homenageando personalidades e entidades que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento do turismo no Ceará. Em todas as edições, os troféus são produzidos pela artesã Avany Oliveira. A peça é desenvolvida em vidro e preenchida com areias coloridas das falésias de Beberibe. A origem do nome do prêmio faz uma homenagem à ave Patativa, uma espécie de aparência discreta e canto complexo, capaz de encantar a todos que a escutam.
A Presidente da ABBTUR Ceará, Sílvia Guimarães, ressalta a importância do Dia Mundial do Turismo e destaca o crescimento significativo de Fortaleza como uma das principais rotas. “O Dia Mundial do Turismo 2023 promete ser uma oportunidade única para a comunidade do turismo de Fortaleza se reunir, compartilhar conhecimento e promover discussões fundamentais sobre o futuro do setor. Fortaleza tem experimentado um crescimento notável no setor de turismo, recebeu cerca de 440 mil turistas em julho deste ano, um aumento de 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A cidade se destacou como um importante hub aéreo, oferecendo voos internacionais para 14 cidades da América, Europa e África”.
Sílvia, ainda compartilha a informação da Secretaria de Turismo do Ceará sobre o crescimento gerado na economia da região. “O turismo desempenha um papel vital na economia do Ceará, representou 12,6% do PIB estadual em 2019. Em julho de 2023, a receita direta do turismo no estado atingiu aproximadamente R$ 1 bilhão, um aumento de 14% em relação ao mesmo mês em 2022. O setor também é responsável por cerca de 120 mil empregos diretos e indiretos no estado, o que tem contribuído significativamente para geração de renda em nossa região, além de contribuir para o desenvolvimento social e cultural do Ceará, valorizando sua diversidade e identidade”.
O Dia Mundial do Turismo no Ceará é uma iniciativa da ABBTUR, com correalização da Amorim Eventos. A atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (SETFOR); do Visite Ceará; da Estação Nordestina; do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado do Ceará (COMDETEC); e do SEBRAE.
Programação
8h30 – Coffee break;
9h às 9h20 – Exposição de fotos e materiais de práticas de Turismo Verde;
9h20 às 9h45 – Abertura com formação de mesa de autoridades e apresentação cultural;
9h45 às 10h (Painel 1) – Turismo Verde e Investimento na Sabiaguaba – Isabel e Cristina Fernandes, Gestora do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba;
10h às 10h15 (Painel 2) – Sustentabilidade Corporativa – Prof. João Evangelista Ferreira, Coordenador do Movimento Nacional dos ODS Ceará;
10h15 às 10h30 (Painel 3) – Hidrogênio Verde e o Turismo – Rebeca Oliveira, vice-presidente Financeira do CIPP – Complexo do Porto do Pecém;
10h30 às 10h45 – Perguntas;
10h45 às 11h – Encerramento dos painéis;
11h às 11h30 – Cerimônia de entrega do troféu Patativa;
11h30 às 11h45 – Encerramento do evento.