No dia 5 de outubro é comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa, em homenagem à criação do primeiro estatuto da categoria. Além disso, é uma forma de mostrar respeito e incentivo aos pequenos negócios que a cada ano, batem recordes de crescimento.
De acordo com o Sebrae, no primeiro trimestre do 2023, foram criadas 214.413 micros e pequenas empresas. O número é 9,2% maior do que o registrado no ano passado, quando foram totalizados 196.328 empreendimentos. Vale acrescentar que o aumento contínuo das MPE refletiu na participação do grupo dos pequenos negócios nacionais: 17,5% (2019), 19,2% (2022) e 21,2% em 2023.
Nesse sentido, os números apresentados no mês de julho comprovam os indicadores positivos das PMEs. Um levantamento realizado pelo IBGE e o Sebrae no mesmo período, identificou que enquanto as empresas maiores demonstraram queda nas receitas, os pequenos negócios tiveram crescimento de 31%.
Na avaliação de especialistas, o cenário positivo dos microempreendedores individuais é resultado de uma melhora na qualidade do empreendedorismo e na confiança da economia nacional. Do mesmo modo, ao buscar a formalização, o profissional sente mais segurança de ser dono do próprio negócio.
Com mais de 70 anos de experiência na formação profissional, o Senac trouxe para a modalidade EAD toda a expertise em cursos de comércio e gestão de negócios. Por isso, antes de abrir uma empresa é importante ter conhecimentos sobre os aspectos que norteiam o funcionamento de diferentes segmentos.
Se é essa a sua demanda, acesse o site e confira os cursos na área de Comércio e Gestão do Senac EAD. Temos opções para ajudar a iniciar e ampliar o seu negócio.
Com informações da Assessoria de Imprensa InPress