
O Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (SINDIENERGIA-CE) realizou, na noite desta segunda-feira (10/02), a solenidade de posse da Diretoria Executiva da Gestão 2024 – 2028, com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.
O evento ocorreu na FIEC e contou com a presença do Secretário de Estado da Infraestrutura no Ceará, Hélio Winston Leitão, representando o Governador Elmano de Freitas; do Presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique de Araújo Franklin Neto; do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE), desembargador Francisco Gomes da Silva; do presidente do Coinfra e Presidente do SINDIENERGIA GO, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Célio Eustáquio de Moura; e do diretor-presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida Neto.
Também estiveram presentes os ex-presidentes da FIEC, Beto Studart e Fernando Cirino; a Secretária de Estado de Relações Internacionais e Vice-Presidente da FIEC, Roseane Medeiros;a Secretária Executiva da Indústria (SDE), Brígida Miola; a Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Vilma Freire; o Diretor Técnico do Sebrae/CE, Alci Porto; o Presidente da FAEC, Amilcar Silveira; o 1º Vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Edgar Gadelha; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; entre outras autoridades e presidentes de sindicatos.O presidente Luis Carlos Queiroz, que esteve à frente do sindicato de dezembro de 2020 a dezembro de 2024, foi reconduzido ao cargo, sendo reeleito por unanimidade pelos membros da entidade.
“O Sindienergia-CE é, hoje, um exemplo a ser seguido. É um dos maiores sindicatos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. O trabalho realizado por Luiz Carlos e toda a sua diretoria é digno de reconhecimento. Em meio à transformação energética que o mundo está vivenciando, o setor energético tem apresentado um crescimento impressionante e, sem dúvida, ainda terá um grande desenvolvimento no Estado do Ceará”, afirmou Ricardo Cavalcante.
“O mundo está falando sobre transformação energética, sobre transição energética, e o Ceará está à frente desse processo, com destaque para a energia solar, a eólica e a produção de hidrogênio verde, que agora também alcançou um novo recorde. O setor está em pleno crescimento, e, para acompanhar esse desenvolvimento, é fundamental contar com um sindicato como o Sindienergia-CE. Este é um sindicato de trabalho sério, com uma diretoria comprometida e exemplar. Fico feliz em saber que essa reeleição nos permitirá continuar avançando e proporcionando as condições necessárias para impulsionar essa transformação energética, com a compreensão e o apoio que ela exige”, concluiu o presidente da FIEC.
Durante a gestão anterior, o Sindienergia – CE obteve avanços significativos em visibilidade, representatividade e na defesa dos interesses do setor, acompanhando e contribuindo com os enormes progressos da área de energia no estado. O setor apresentou grande evolução nos segmentos solar e eólico, nas negociações sobre o hidrogênio verde, na área de meio ambiente, regulação e mercado livre de energia, com um cenário bastante promissor para os próximos anos. Em termos de empregos gerados no Ceará, atualmente são cerca de 35 mil postos de trabalho diretos e 105 mil indiretos, provenientes de um setor em ascensão, que promete gerar ainda mais. Como parceiro do setor e do sindicato, o SENAI capacitou aproximadamente 6 mil profissionais, em 40 cursos relacionados à área de energia, entre 2020 e 2024.
“O Sindicato da Energia do Ceará é uma entidade fundamental para o nosso Estado, e há 23 anos atua como um elo importante entre a sociedade e o poder público. Não tenho dúvidas de que esta gestão continuará a atuar de forma incansável para desenvolver o setor de energia em nosso Estado e fortalecer ainda mais esse sindicato, que já conta com mais de 100 associados e é uma referência nacional no setor energético. Com sua atuação abrangente em toda a cadeia da energia elétrica, incluindo empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, o Sindienergia Ceará tem contribuído decisivamente para o crescimento deste setor essencial para o desenvolvimento do Ceará”, afirmou Hélio Winston.
Ao longo dos últimos quatro anos, o Sindienergia teve um crescimento de quase 50% no número de novos associados, totalizando hoje mais de 100 empresas, unidas em prol de benefícios comuns e do fortalecimento do setor no estado. Durante esse período, o sindicato obteve uma avaliação de excelência, com 95% dos associados considerando a gestão como excelente, ótima ou boa.
“Gostaria de expressar minha sincera gratidão pelo apoio incondicional da FIEC e de todo o Sistema S, representados pelo Presidente Ricardo Cavalcante, que sempre estiveram ao nosso lado. Este é um momento de grande potencial, repleto de oportunidades empolgantes e transformadoras. Contudo, a busca por um caminho sustentável, responsável e próspero na transição energética exigirá de todos nós um compromisso firme e um trabalho ainda mais árduo, superando os desafios enfrentados no sindicato de 2020 a 2024”, declarou Luis Carlos.
Sobre as metas e desafios para os próximos quatro anos, o presidente do Sindienergia-CE destaca: “Os novos desafios vão desde a digitalização dos processos nas empresas, incluindo o uso da Inteligência Artificial voltada à segurança, setor produtivo e inovação, até a internacionalização do trabalho do sindicato e da visibilidade do setor energético cearense, que já possui uma ampla base no Estado e em nível nacional. Portanto, 2025 será o ano das conexões para o desenvolvimento do setor.”
Conheça a composição da Diretoria Executiva do Sindienergia para a Gestão 2024 – 2028:
DIRETORIA 2024 / 2028 – SINDIENERGIA
DIRETORIA EXECUTIVA
PRESIDENTE: Luis Carlos Gadelha de Queiroz
VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO: Renato Albuquerque Felipe
DIRETOR FINANCEIRO: Jonas Becker Paiva
DIRETOR DE RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS: Marcus André Varandas Filgueiras / Diretor-Adjunto: Jânio Keilthon Teixeira Costa
PRIMEIRO SUPLENTE: Luiz Eduardo Barbosa Moraes
SEGUNDO SUPLENTE: Adão Linhares Muniz
CONSELHEIRO FISCAL / TITULAR: Flávia Geiza Teixeira Lima
CONSELHEIRO FISCAL / TITULAR: Benildo Aguiar
CONSELHEIRO FISCAL / TITULAR: Rafael de Bessa Sales
CONSELHEIRO FISCAL / SUPLENTE: Elias de Sousa Carmo
CONSELHEIRO FISCAL / SUPLENTE: Hanter Makins Ibiapina Pessoa
DIRETORIA SETORIAL
DIRETOR SETORIAL GERAÇÃO DISTRIBUÍDA: Hanter Makins Ibiapina Pessoa
DIRETOR SETORIAL GERAÇÃO CENTRALIZADA: Luiz Eduardo Barbosa Moraes
DIRETOR DE INOVAÇÃO: Alan Batista Mareiro
DIRETOR DE MERCADO DE ENERGIA: Paulo Marcelo Santana de Siqueira
DIRETOR DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS: Bernardo Viana Carreiro de Santana / Diretor Adjunto: Felício dos Santos Silva
DIRETORA DE MEIO AMBIENTE: Laiz Hérida Siqueira de Araújo
DIRETOR REGIONAL SUL: Henrique Grangeiro
DIRETOR DE HIDROGÊNIO: Gustavo Rodrigues Silva.