O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), busca promover o resgate e a mudança de vida de milhares de egressos para o mercado do trabalho através da requalificação.
A ação acontece por meio de cadastramentos e palestras – uma parceria da SAP, por meio da sua Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEDET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).
A Coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha, reconhece a importância da parceria entre a SAP e o Sine/IDT e reforça e é sensível à contratação de egressos pelas empresas.
Cristiane Gadelha mencionou a experiência positiva da inclusão dos egressos no mercado, onde a Secretaria dá a oportunidade do primeiro emprego.
Os egressos recebem dicas de qualificação, postura e foco dos profissionais do Sine/IDT, bem como promoção de motivação por parte das psicólogas. por meio de cadastramentos e palestras. A psicóloga Rosaliane Macedo, do IDT, destacou a motivação como ponto forte a ser desenvolvido nos egressos, na busca pelo seu crescimento e melhor absorção no mercado de trabalho.