As eleições de uma das maiores entidades classistas do Ceará, o Conselho Regional de Contabilidade, irão acontecer nos próximos dias 23 e 24 de novembro. O voto é obrigatório a todos os profissionais registrados nos CRCs, mas só poderão participar da escolha de seus candidatos os profissionais que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação de regularidade quanto a débitos de qualquer natureza.
Ao todo, o órgão tem 13.210 profissionais ativos, sendo 7.100 aptos a votarem. Desse número, 7.639 são homens (5.168 contadores e 2.471 técnicos) e 5.571 mulheres (4.149 contadoras e 1.442 técnicas em contabilidade).
De modo a priorizar a acessibilidade, formação, sustentabilidade aliando à inovação tecnológica, Augusta Barbosa, candidata da Chapa 01 “União, comprometimento e responsabilidade”, apresenta proposta de um conselho com foco na gestão participativa dos representantes do interior do estado. Dentro desse contexto está, por exemplo, a criação do Comitê Permanente das Entidades Contábeis, que tem por objetivo, reunir todas as entidades contábeis para atuar de formar colegiada, junto aos órgãos estaduais e municipais, pleiteando a participação dos profissionais da contabilidade na discussão dos projetos que digam respeito à profissão contábil e/ou o profissional da contabilidade.
Ainda falando sobre participação regional, tem o CRCCE no Meu Município, que visa Eleger um Representante institucional nas cidades que não tenham Delegacia do CRC, mas que contenham 30 ou mais profissionais da contabilidade ativos, visando o atendimento aos profissionais de sua cidade/região, bem como o contato com autoridades municipais, estaduais ou federais, dirigentes de entidades de classe, imprensa e instituições de ensino superior, da base territorial da sua área de atuação, contribuindo com as demandas da classe local.
Outro destaque importante das propostas da candidata, é o foco na formação. “Vista a importância de oportunizar a inserção de nossos profissionais no mercado, a formação continuada e inovadora é um ponto superimportante do que iremos implementar na nossa gestão, pois acreditamos que o acesso a ferramentas, sejam tecnológicas ou não, devem estar sempre aliadas à formação”, pontua Augusta.
Para tanto, serão criados o CRC Working, um espaço compartilhado gratuito, na sede do CRCCE, para que os profissionais da contabilidade, da capital ou interior, possam realizar seus negócios e receber seus clientes com a estrutura adequada para a formalização de negócios; Mentoria para recém-formados; Mentoria para desenvolvimento de novas habilidades profissionais; a Escola de Líderes e o Incentivo à formação acadêmica continuada, realizado através de parcerias com Universidades e Faculdades para viabilizar a formação continuada acadêmica dos profissionais da contabilidade em cursos de Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado. Com descontos específicos, turmas exclusivas e benefícios diferenciados.
Intitulada “Contadora Raiz”, Augusta Barbosa traz, em toda sua experiência na profissão, palavras-chave como a parceria e diálogo, principalmente com órgãos públicos, o que facilita a sugestão de aperfeiçoamentos necessários nas regulamentações importantes na tecnicidade que regem a profissão.
E pensando no fomento e incentivo do crescimento da área no Ceará, o certificado digital dos profissionais e das empresas contábeis com cadastros atualizados, será emitido gratuitamente. “Este projeto é uma formar de acessibilizar os profissionais e as empresas contábeis através de parcerias que beneficie a classe Contábil e que esta entenda que pode contar conosco”, enfatiza Augusta.
Para conhecer o perfil da candidata e as da Chapa 01, basta acessar o site www.chapa1crcce.com.br e/ou seguir as redes sociais.