Últimas Notícias
Elmano governador projeta apoio irrestrito à Saúde com interiorização e ampliação de cursos de medicina pelo Ceará
Home Últimas Notícias Elmano governador projeta apoio irrestrito à Saúde com interiorização e ampliação de cursos de medicina pelo Ceará

Um encontro que virou a festa da democracia. Esse foi o resumo da noite desta segunda-feira (29), quando representantes de instituições do setor da Saúde ouviram e discutiram as propostas de Elmano governador, Camilo senador e Jade vice-governadora.

Como grande pilar de continuidade do governo Camilo/Izolda, a dupla Elmano/Jade já planeja a inauguração do maior hospital público, não apenas do Ceará, mas do Norte/Nordeste. “A estrutura da Saúde ficará ainda mais completa com a conclusão do Hospital Universitário do Ceará, o maior da rede pública estadual e do Norte/Nordeste, com 654 leitos de internação distribuídos em três torres, sendo 184 de UTIs, além de urgência e emergência, enfermarias, ambulatórios, consultórios e áreas específicas para ensino. as obras seguem em ritmo acelerado, e vamos entregar em nosso governo”, apontou Elmano governador.

O candidato complementou sua fala, comentando sobre o aumento de cursos de medicina pelo Ceará, a valorização do SUS, a importância do movimento sanitarista brasileiro e das instituições da área da saúde. “Nós precisamos aumentar nossos investimentos na Saúde, queremos que os problemas dos moradores do Interior sejam resolvidos em cada município ou em cada região, como o tratamento de câncer nos hospitais regionais, para que ninguém precise se deslocar para Fortaleza. Assim como também queremos ampliar os cursos de Medicina em todo o Ceará em parceria com o futuro Governo Federal”, projetou Elmano.

Nós últimos sete anos, o Governo do Ceará entregou novas unidades hospitalares, com a inauguração do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, a aquisição de novas unidades em Sobral, Crato, Itapipoca e Crateús, além do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci. Reforçando o setor, houve também a inauguração de policlínicas na Capital e Interior, e o reforço de leitos em outros hospitais estaduais e municipais. O resultado é que a regionalização da saúde foi reforçada no Estado, o qual atualmente, a rede possui 13 hospitais e serviços de apoio, sendo quatro no Interior e nove na Capital. 



Pandemia enfrentada com a Ciência 

Antes da pandemia, o Ceará tinha UTIs em apenas três municípios do Interior e em Fortaleza. Atualmente essa abrangência foi ampliada para 18 áreas de saúde e um total de 26 cidades do Interior, além da Região Metropolitana de Fortaleza, com o que há de mais moderno no atendimento de urgência e emergência.

“Diante dessa pandemia que a gente viveu, diante desse desgoverno que desacreditou tantas vezes a Saúde, a Ciência, vocês resistiram, salvaram vidas, a gente tem muito orgulho de poder estar aqui dialogando com vocês. Meu muito obrigada e digo que nosso governo é de continuidade, que terá um diálogo perene, reforçando sempre a importância dos conselhos municipais e estaduais. Vocês terão em nós (Jade e Elmano), assim como vocês tiveram Camilo e Izolda, dois amigos da Saúde, e para defender os projetos iniciados pelo atual Governo. Saúde é qualidade de vida para quem precisa, e nós vamos valorizar o SUS e cada profissional que coloca este sistema para funcionar no Ceará”, ressaltou Jade vice-governadora.

Cuidar Melhor

Além das inaugurações dos Hospitais Regionais, Camilo senador destacou um dos avanços na Saúde em seu governo. “Repasses de recursos para as áreas de saúde dos municípios foram ampliados através de medidas como o ‘Cuidar Melhor’, que atribui metas a serem cumpridas e ampliam transferências via ICMS, assim como temos feito com sucesso na educação; o repasse foi ampliado de 5% para 15%, saindo de R$ 175 milhões para R$ 525 milhões por ano, a partir de 2022”, explicou. 

A importância da continuidade 

“Camilo Santana avançou muito nesses sete anos e meio no Governo do Ceará, é importante lembrar que foi completamente diferente de muitos Estados, pois enfrentou a pandemia na linha de frente, e ao lado da Ciência. Isso fez com que a gente desenvolvesse mais rápido do que os outros Estados a forma de atender, de pensar no melhor para os pacientes, e por essa e outras ações ele foi muito criticado. Hoje vimos que fez o caminho certo, e não abriu mão dos seus princípios. Além de muitos outros investimentos na Saúde, e sempre houve um diálogo, e isso deve continuar com Elmano, um ser humano que sabe como funciona o atual governo. A gente vê com bons olhos e apoia a continuidade do governo Camilo, que em todo lugar que caminhamos pelo Brasil, era elogiado, e como instituição percebemos todos os avanços e sabemos o que pode ser melhorado. Sempre haverão divergências, mas nós acreditamos nessa equipe, pelo melhor da Saúde no Ceará “, pontuou Sayonara Cidade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

Compartilhe:
Veja Mais