O prefeito José Sarto participou, nesta quarta-feira (19/10), do painel “A mobilidade humana das mulheres nos municípios ibero-americanos”, durante a 6ª Cumbre Ibero-Americana de Agendas Locais de Gênero, em Barcelona, na Espanha. A convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), ele apresentou a experiência de Fortaleza com a ferramenta Nina, que denuncia o assédio sexual no transporte público.
“Para construirmos cidades mais inclusivas, precisamos de políticas que assegurem dignidade às mulheres em seus deslocamentos. E demos um importante passo em Fortaleza com a ferramenta Nina, que denuncia o assédio sexual no transporte público e acaba de ganhar versão atualizada. Com muito orgulho, compartilhei essa experiência hoje durante a Cumbre”, enfatizou o prefeito José Sarto.
A CAF vem sendo parceira estratégica da Prefeitura de Fortaleza e apoia a implementação do aplicativo Nina, projeto em fase piloto que denuncia o assédio à mulher no transporte público. A iniciativa fortalece as ações do Município contra a violência de gênero.
O debate foi moderado pela líder da Área de Gênero do Escritório Regional do PNUD para a América Latina e o Caribe, Guilhermina Martin.
Além do prefeito José Sarto, compuseram o painel a prefeita do município de Valdivia (Chile), Carla Amtmann Fecci; a secretária de Governo da Prefeitura de Barranquilla (Colômbia), Jeniffer Villarreal de Hoyos; o subdiretor de migrantes na Secretaria de Inclusão e Bem-Estar Social da Cidade do México (México), Jorge Omar García Hidalgo; a vice-prefeita de Esquipulas (Guatemala), Gloria Leticia Portillo Chacón; e um representante do Conselho Provincial de Almería (Espanha)
Sobre a Nina
Com nova versão lançada no último mês de setembro, possibilitando acionar a ferramenta pelo WhatsApp, a Nina tem o objetivo de estimular denúncias, coibir esse tipo de crime nos ônibus e dar suporte para estratégias de combate ao assédio. “Nosso objetivo é oferecer mais segurança as mulheres no transporte público, encorajando a denúncia e coibindo quem pratica o assédio. Além disso, orientamos sobre como buscar apoio emocional e psicológico”, destacou Sarto.
Sobre a conferência
Realizada de 18 a 21 de outubro, a 6ª Cumbre Ibero-Americana é organizada pelo Conselho Municipal de Santa Coloma de Gramenet e pela União Ibero-Americana de Municipalistas, juntamente com a ONU Mulheres, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a CAF, a Comissão Interamericana de Mulheres (CIM) da Organização dos Estados Americanos (OEA), a Secretaria-Geral Ibero-Americana e a Rede Ibero-Americana de Municípios pela Igualdade de Gênero, entre outras entidades.