Últimas Notícias


Em caminhada na comunidade Marrocos, Sarto ressalta pavimentação das vias e promete acabar com ruas de terra na Capital
Home Últimas Notícias Em caminhada na comunidade Marrocos, Sarto ressalta pavimentação das vias e promete acabar com ruas de terra na Capital

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), liderou, na manhã desta segunda-feira (02/09), uma caminhada na comunidade Marrocos, situada no Grande Bom Jardim. Durante a atividade, Sarto enfatizou as melhorias viárias que a comunidade recebeu, a partir da urbanização completa de 42 ruas. E garantiu que irá estender a iniciativa a todas as vias, acabando com as ruas de terra da Capital. 

“A gente requalificou 42 ruas, trazendo o piso de tijolinho, tirando a lama da porta da casa das famílias. Aqui (no bairro Granja Lisboa), a gente fez também uma Areninha. No Bom Jardim, a gente começou requalificando a entrada do bairro, dando dignidade às pessoas. Toda a Rua Oscar Araripe com o piso de tijolinho, o estádio do Bom Jardim, escola de tempo integral, novo posto de saúde. Só aqui foram seis Areninhas”, afirmou.

“Nós já fizemos, aqui na periferia da cidade, mais de 315 km, foram 830 ruas já requalificadas. O nosso projeto é que, na próxima gestão, em Fortaleza, não vai ficar mais nenhuma rua de terra, todas serão no tijolinho, para dar dignidade e devolver a autoestima à periferia da cidade. É mudando a periferia, fazendo de Fortaleza uma só, que a gente vai devolver a dignidade às pessoas”, assegurou Sarto.

Com investimento total de R$ 25,3 milhões, as obras na comunidade Marrocos foram realizadas por meio do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra) e incluíram novo sistema de drenagem, rede coletora de esgoto, pavimentação em piso intertravado e asfalto e calçadas acessíveis e padronizadas.

Para Sarto, essas benfeitorias visam trazer mais dignidade e autoestima à população. “É uma mudança na periferia da cidade, para onde a gente direcionou 92% do orçamento da Prefeitura, fazendo essa mudança que começou e não pode parar”, argumentou.

A vendedora Lúcia Paixão, de 54 anos, viu essa transformação acontecer na porta de sua casa. “Amei a rua. Ficou ótima, acabou a lama. Antes era horrível. Aqui era só lama e, quando chovia, ficava pior ainda. Nós agradecemos muito a Deus, primeiramente, e depois ao prefeito”, relatou a moradora do Marrocos há mais de vinte anos.

Dona Mariana Vercini, de 64 anos, compartilha da mesma satisfação em relação ao trabalho de urbanização da via. “Estou amando a rua nova, era só lama, e agora está ótimo”, enfatizou.

Granja Lisboa

Além do Proinfra, o bairro Granja Lisboa, localizado na Regional 5, também recebeu a nova Escola de Tempo Integral Professora Maria Mirtes Bastos Nogueira e a reforma do Posto de Saúde Edmilson Pinheiro e da Escola de Tempo Integral Dom Antônio de Almeida Lustosa. Além disso, a Granja Lisboa ainda foi contemplada com uma Areninha. O equipamento foi construído em um antigo terreno baldio utilizado como ponto de lixo e possui campo de grama sintética, mobiliário urbano, acessibilidade (como rampas e piso táti), iluminação, futmesa, parquinho e academia ao ar livre, além de paisagismo e  passeios em intertravado em seu entorno.

Proinfra

O Proinfra já beneficiou mais de 115 mil pessoas em 16 comunidades, incluindo Alto Alegre (São Bento), 7 de Setembro (Siqueira), Planalto Vitória (Canindezinho), Renascer (Paupina), Nova Portuguesa (Jangurussu), Pedras, Ancuri, Jagatá, São Miguel (Curió), Aracapé, Barroso, Vila Cazumba (Cidade dos Funcionários), Santa Fé (Ancuri), Comunidade Marrocos (Siqueira), Presidente Vargas e Conjunto Palmeiras.

Até agora, mais de 800 ruas foram urbanizadas nessas áreas, totalizando 300 km de melhorias viárias e um investimento aproximado de R$ 640 milhões

Compartilhe:
Veja Mais